Qual a melhor forma de fazer a área de lazer em pastagens irrigadas?

Postado em: 26/12/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
Uma dúvida bastante comum entre os produtores que trabalham com pastagens irrigadas é sobre a área de lazer. Qual a melhor forma de fazer?

De acordo com o consultor Mateus Caseta, para gado de leite, a melhor forma é fazer a área de lazer na parte central do pivô. Para isso, tira-se toda a irrigação entre a base do pivô e a primeira roda, o que dá 50 metros de raio. Monta-se, então, toda a estrutura na parte central. Essa estrutura inclui o escritório, sala de ordenha, sala de espera dos animais, praça de alimentação onde os animais receberão o suplemento, bezerreiro, depósito de adubo, etc.

Com isso, em qualquer local que as vacas estejam pastejando, estarão muito próximas do local onde serão ordenhadas. Consequentemente, elas caminham muito pouco, o que é uma grande vantagem para a produção leiteira.

Para gado de corte, a estrutura da área de lazer é jogada para fora do pivô. Com isso, é possível explorar mais a área do pivô, usando áreas mais nobres, sem perder área de pastagem. Além disso, é possível plantar árvores fora do pivô.

Isso permite ter uma área de lazer maior, o que pode ser benéfico para a produção de gado de corte, cujo volume de gado muitas vezes é grande. Mais ainda considerando que o maior retorno econômico do uso de pivô para gado de corte é com animais de recria, cujo volume é, realmente, muito grande.

Essas dicas foram dadas pelo consultor no vídeo abaixo. Confira:

 
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso online Irrigação de pastagens, disponível no EducaPoint. Nas aulas, gravadas a campo e ministradas pelos renomados consultores Adilson Aguiar e Mateus Caseta, são abordados conceitos essenciais para implementar um sistema irrigado e obter melhores resultados em produções a pasto.

Para ter acesso ao curso vcê pode adquiri-lo individualmente ou optar pela assinatura que te dará acesso aos mais de 145 cursos da plataforma! Confira nossos planos !
 


Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP