Como deve ser a área para a implantação de capineiras?

Postado em: 15/10/2021 - 2 min de leitura

Como deve ser a área para a implantação de capineiras?
Quase 100% da criação de bovinos do Brasil é baseada a pasto. Mesmo aqueles sistemas de produção que terminam o gado em confinamento, vieram de cria ou recria em sistema a pasto. A produção anual de forrageiras, por sua vez, é estacional. Por isso mesmo, é essencial trabalhar com estratégias de suplementação de forragem para a seca. Uma das melhores estratégias que existem é o uso de capineiras. 
 
Quando se fala em capineiras, o conceito é de áreas, geralmente pequenas, cultivadas com gramíneas de elevado potencial de produção de forragem que serão cortadas e picadas para serem fornecidas como verde picado aos animais durante o período seco do ano.
 
A ideia é que essa área seja um banco de produção de biomassa para que se tenha essa forragem disponível para uso no período de seca. 
 
Como deve ser a área para implantação das capineiras?
 
A área para a implantação das capineiras deve seguir algumas características. 
 
- Próximas ao local de fornecimento
 
A primeira delas é que precisa ser próxima do local de fornecimento aos animais. A ideia é facilitar o manejo diário. Se forem necessários mais de um corte diário, a capineira está próxima, facilitando o corte, o transporte, reduzindo o custo com mão de obra e combustível. 

=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Capineiras: formação e manejo. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
- Em terrenos planos
 
Além disso, essas áreas devem ser feitas preferencialmente em terrenos mais planos, pois busca-se uma alta produtividade. Isso também é importante, porque nesse caso, trabalha-se com forrageiras que têm hábitos de crescimento cespitosos, formando touceiras ou linhas, de forma que têm uma baixa capacidade de proteção do solo. Sendo assim, se o solo for muito declivoso, há perda grande do solo, levando à necessidade de investimentos financeiros para recuperação. 
 
 
- Em solo fértil e bem drenado

Outro ponto importante na área de implantação de capineiras é que o solo tem que ser fértil - seja de forma natural, seja com adubação -, além de bem drenado. A ideia é ter as melhores condições possíveis para que as forrageiras expressem o máximo de sua produção. Quanto mais essas forrageiras produzirem no ano, mais barato vai ser o quilo da matéria seca produzida ali.
 
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Neste curso, o engenheiro agrônomo, Rafael Henrique P. dos Reis, ensina tudo o que precisa saber sobre a utilização de capineiras para suplementação da dieta de bovinos, com foco em cana-de-açúcar e capim-elefante.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?