É comum ver pecuaristas que produzem silagem de milho terem propriedades com manejos muito bons do gado e da ensilagem, mas com um manejo não tão bom assim nas lavouras de milho. Uma coisa que exemplifica isso é a produtividade de milho em grãos no Brasil. Não existem dados estatísticos sobre a produção de silagem de milho no país, mas as estatísticas de produção de milho em grãos podem ser extrapoladas para silagem.
Segundo dados estatísticos, a média de milho em grão na safra é de 5.500 quilos por hectare, sendo que, nos EUA, essa produtividade é o dobro, em cerca de 11.000 quilos por hectare. Provavelmente, isso se repete com a silagem de milho, com uma produção de cerca de 40 a 45 toneladas por hectare.
Apesar de muitas pessoas alegarem que essa baixa produtividade é devido ao clima, é possível aumentar essa produtividade para cerca de 50 a 60 toneladas de massa verde com um bom manejo em praticamente todo o Brasil, com exceção das regiões muito áridas.
O que afeta a produtividade do milho?
Existem dois problemas que afetam a produtividade do milho:
1) Clima
O clima é um fator que não pode ser controlado. No entanto, é possível conhecer o histórico climático de cada região para que as operações agrícolas sejam feitas em uma época de menor risco.
2) Manejo
Esse é o fator que está nas mãos do produtor. É possível estragar toda uma cultura com um manejo mal feito, bem como aumentar muito a produtividade da cultura se essa for bem manejada.
Você gostaria de conhecer uma dica do engenheiro agrônomo, Igor Quirrenbach de Carvalho, sobre o manejo da lavoura de milho para silagem? Confira no vídeo lançado no nosso canal do YouTube clicando na imagem abaixo:
Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?
O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.