Dois fatores que afetam a produtividade do milho para silagem

Postado em: 09/05/2019 | 1 min de leitura Escrito por:
É comum ver pecuaristas que produzem silagem de milho terem propriedades com manejos muito bons do gado e da ensilagem, mas com um manejo não tão bom assim nas lavouras de milho. Uma coisa que exemplifica isso é a produtividade de milho em grãos no Brasil. Não existem dados estatísticos sobre a produção de silagem de milho no país, mas as estatísticas de produção de milho em grãos podem ser extrapoladas para silagem.

Segundo dados estatísticos, a média de milho em grão na safra é de 5.500 quilos por hectare, sendo que, nos EUA, essa produtividade é o dobro, em cerca de 11.000 quilos por hectare. Provavelmente, isso se repete com a silagem de milho, com uma produção de cerca de 40 a 45 toneladas por hectare.

Apesar de muitas pessoas alegarem que essa baixa produtividade é devido ao clima, é possível aumentar essa produtividade para cerca de 50 a 60 toneladas de massa verde com um bom manejo em praticamente todo o Brasil, com exceção das regiões muito áridas.

O que afeta a produtividade do milho?

Existem dois problemas que afetam a produtividade do milho:

1) Clima

O clima é um fator que não pode ser controlado. No entanto, é possível conhecer o histórico climático de cada região para que as operações agrícolas sejam feitas em uma época de menor risco.

2) Manejo

Esse é o fator que está nas mãos do produtor. É possível estragar toda uma cultura com um manejo mal feito, bem como aumentar muito a produtividade da cultura se essa for bem manejada.

Você gostaria de conhecer uma dica do engenheiro agrônomo, Igor Quirrenbach de Carvalho, sobre o manejo da lavoura de milho para silagem? Confira no vídeo lançado no nosso canal do YouTube clicando na imagem abaixo:




Aproveite e se inscreva no canal, ative as notificações para ficar por dentro de todas as novidades postadas lá! Compartilhe esse vídeo com seus amigos!

Confira também o curso completo de Igor Quirrenbach de Carvalho sobre o tema, oferecido pela plataforma EducaPoint:  Manejo da lavoura de milho para silagem: práticas para aumento de produção.


Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP