Calagem do solo: você já se planejou?

Postado em: 06/07/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
A calagem é a técnica de aplicação de calcário no solo visando corrigir a acidez para elevar o pH até os valores ideais, de acordo com o que será cultivado. Mais de 70% dos solos brasileiros são classificados com acidez alta ou muito alta, o que gera um grande prejuízo para a produção vegetal. Embora as plantas forrageiras sejam mais tolerantes à acidez do solo, quando o objetivo é intensificar a produção de sistemas a pasto, é importante diminuir a acidez do solo elevando o pH para níveis acima de 6. 
 
A calagem também tem outros benefícios, além de corrigir a acidez do solo. Um deles é reduzir a disponibilidade do alumínio, um elemento tóxico para plantas, mas que é comum em solos brasileiros. Além disso, a calagem fornece às plantas cálcio e magnésio, dois ingredientes indispensáveis. 
 
Outros benefícios da calagem são: aumenta a eficiência da adubação, melhora as condições para desenvolvimento radicular, neutraliza o H+ e aumenta a disponibilidade de fósforo, molibdênio, CTC, além de aumentar a atividade biológica do solo.

Leia mais: 10 etapas de um programa de correção e adubação do solo da pastagem
 
Como fazer
 
Existem alguns passos que precisam ser seguidos ao se fazer a calagem do solo:
 
  • A amostragem do solo, que deve ser de 0 a 20 cm no primeiro ano para recomendação de calagem e adubação. Porém, pode-se retirar amostras de 20 a 40 cm para conhecer o perfil do solo e avaliar se é necessário fazer gessagem. 
  • Após a amostragem e análise do solo, avaliar a acidez e fazer o cálculo da dose de corretivo a ser utilizado. Na maioria dos casos, o cálculo da dose de calcário é feito por saturação por bases. Esse cálculo deve ser feito por um técnico especialista.
  • Se a correção será feita em um solo em que ainda será estabelecida uma pastagem, deve ser feita 3 meses antes do estabelecimento da pastagem. O corretivo deve ser incorporado na profundidade do solo determinada pelo técnico na etapa anterior.
  • No solo de uma pastagem já estabelecida, fazer a correção na estação chuvosa, 6 meses antes do início das adubações.
  • Além do calcário, pode utilizar outros corretivos como cal virgem, cal hidratada, escórias de alto forno, agro silicato. Apesar disso, o calcário é o mais utilizado em todo o mundo. 
  • Deve-se ter em mente que a calagem visa maximizar a eficiência do uso de adubos. Somente a correção do solo não trará os resultados esperados. Ela deve ser vista como um alicerce de um edifício que será construído com o uso de outros nutrientes.
 
A calagem do solo é uma prática bastante utilizada em solos brasileiros e é muito benéfica para lavouras e para pastagem, mas é preciso que todas as etapas sejam feitas de forma correta. Além disso, essa é uma operação que precisa ser repetida periodicamente e precisa ser planejada, de acordo com a demanda da lavoura o pasto que será utilizado.

Leia mais: Calcário: corretivo ou fertilizante para o solo do cafezal?
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP