Fenação: conheça as três etapas desse processo

Postado em: 14/06/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação. Resumindo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade. Desta forma, a forragem pode ser guardada por vários meses, conservando o seu valor nutritivo.

Existem, basicamente, três etapas do processo de fenação:

1) Corte

O corte consiste em acoplar um trator ou, de forma manual, com uma roçadeira, separar a forragem do solo, ou seja, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem.

Para isso, usa-se um trator acoplado a uma máquina chamada ancinho ou uma ceifadora, máquina que vai fazer o corte. Essa máquina, geralmente, tem um conjunto de facas, um prato sobre essas facas para evitar o processo de picagem ou trituração.

Não é interessante picar a forrageira, pois, embora seja possível fazer feno com a forrageira picada, fica difícil coletar esse material do solo depois. Não há máquinas muito eficientes para fazer isso, além de se gerar muita sujeira nesse processo.

Assim, para produzir feno, é importante que a planta seja cortada, mas não, triturada.





2) Espalhamento

Ato de espalhar essa forrageira pelo solo para que seque de forma uniforme. Ao se cortar, indiretamente vão se formar umas leiras, e, isso ocorrendo, a planta de cima seca, mas a que está na parte de baixo, não seca. Dessa forma, utiliza-se o ancinho, que vai rodar sobre a área e espalhar o material, permitindo sua secagem uniforme.

Após isso, a cada uma ou duas horas, dependendo do processo de secagem, das características da região (raios de sol, temperatura, umidade), o ideal é que se revolva o material. Isso também é feito com o ancinho. O revolvimento permite que o material mais úmido seja enviado para cima e o mais seco, para baixo. Isso garante a uniformidade do processo de secagem.

Dessa forma, quanto mais etapas de revolvimento do material, mais rápido o feno vai secar.

Em mais uma etapa desse revolvimento, pode-se usar a segadeira, que tem "dedos" no seu interior, que ficam batendo no caule da planta, criando deformidades em seu interior. Isso acelera o processo de secagem. Esse não é um processo obrigatório, mas pode ajudar na secagem da planta.

Uma última etapa dentro dessa fase de espalhamento e revolvimento do feno consiste no enleiramento do feno, quando o processo da produção de feno não ocorre no mesmo dia. O enleiramento faz com que o feno fique o menos exposto possível ao sereno da noite. No dia seguinte, é feito novamente o espalhamento do feno para dar continuidade ao processo de secagem.

3) Enfardamento

Nesse processo, feito por uma enfardadora, pode-se utilizar fardos retangulares, com 12 a 15 quilos, ou fardos redondos, pesando até 500 quilos. Essa etapa serve para adensar o material e colocá-lo em fardos, facilitando a comercialização.

Depois disso, existe a etapa de armazenamento, onde o feno precisa ficar em um local coberto com telhado. Deve-se evitar usar muito plástico, porque se tiver um aquecimento, pode ocorrer incêndio.

Confira abaixo o instrutor, Prof. Dr. Marco Aurélio Factori, explicando todas as etapas do processo de fenação:


Essa é uma das aulas do curso on-line Processo de fenação: estratégias para produzir volumoso de qualidade, onde o processo de fenação é apresentado de forma detalhada, desde a escolha da forrageira, o momento ideal de corte, o processo de secagem, enfardamento e armazenamento, bem como as máquinas e equipamentos necessários.

Participe desse curso e aprenda todas as estratégias para produzir um volumoso de qualidade! Para isso, assine o EducaPoint!

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
     

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP