Fatores que determinam o potencial produtivo em pastagens irrigadas

Postado em: 12/12/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
A irrigação é uma tecnologia que permite produzir forragem de forma mais constante e controlada, minimizando as oscilações nos sistemas pecuários baseados em pastagens – tanto em produção de leite, como de carne.

Quem pretende utilizar essa tecnologia precisa saber como montar a infraestrutura da área, como manejar as áreas de pastejo, administrar os recursos forrageiros, bem como analisar a viabilidade técnica e econômica do sistema.

Do ponto de vista técnico, deve-se analisar a viabilidade em relação a outorga de uso da água, tipo de solo a ser explorado, declividade do terreno, fertilidade do solo, fatores ambientais, entre outros fatores que vão determinar o potencial produtivo.

O potencial produtivo de pastagens irrigadas, é determinado por diversas variáveis. Em sistemas de produção de carne, depois de uma vez estabelecido o potencial pelo clima, solo e eficiência de pastejo, o que vai definir produtividade são:

* número de animais, ou seja, a taxa de lotação;
* desempenho individual dos animais

Já em sistemas de produção de leite, as variáveis são maiores, não depende apenas do clima, solo, eficiência de pastejo e lotação, vai depender também da estrutura do rebanho.

Assista a videoaula abaixo e confira detalhes sobre esses fatores que determinam o potencial produtivo em pastagens irrigadas:



Essa aula foi extraída do curso online “Irrigação de Pastagens” disponível no EducaPoint e apresentado pelos instrutores Adilson Aguiar e Mateus Caseta, especialistas no assunto.

Ao longo do curso, são apresentados cálculos para investimento em projetos irrigados, tanto para produção de leite como para produção de carne. Os instrutores abordam conceitos essenciais para implementar um sistema irrigado e obter melhores resultados em produções a pasto. Acesse o conteúdo completo!

Para ter o acesso ao conteúdo completo, basta assinar o EducaPoint (plataforma de cursos online para a pecuária). Os usuários que assinam têm acesso a TODOS os cursos disponíveis, já são cerca de 150 temas no total. Conheça os planos de assinatura aqui >> https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/.


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP