Quais fontes de fertilizantes devem ser utilizadas no pasto?

Postado em: 03/04/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
Algo que tem sido muito discutido são os tipos de fontes de fertilizantes que podem ser utilizados no pasto. Afinal, quais fontes utilizar?

Existem basicamente três fontes de nutrientes: fertilizantes na forma química, fertilizantes na forma orgânica e fertilizantes na forma orgânico-química, também chamados de organo-minerais ou biofertilizantes.

Muitos anos de estudo mostraram que quando se aplica a mesma quantidade de nutrientes na forma orgânica (esterco, por exemplo) obtém-se uma resposta da planta 20% maior quando comparada ao uso de fertilizantes químicos.

Isso por diversos motivos: os fertilizantes orgânicos contêm todos os nutrientes exigidos pelas plantas; grande parte desses nutrientes (com exceção do potássio) estão combinados em formas orgânicas, o que torna seu processo de liberação lento e reduz a quantidade de perdas.

E quando se mistura o fertilizante na forma química e orgânica?

Nesse caso, a resposta da planta é 30% maior comparada ao uso exclusivo da forma química, pois há o efeito sinérgico do fertilizante químico com liberação rápida, obtendo uma resposta imediata da planta, e do fertilizante orgânico com liberação lenta. Além disso, o adubo químico acelera o processo de mineralização da parte orgânica.

Quer saber por que isso acontece e conhecer outras vantagens do uso de biofertilizantes? Acesse o curso on-line Correção e adubação do solo da pastagem, dos instrutores Adilson Aguiar e Mateus Caseta, especialistas no assunto. Essas informações fazem parte de uma videoaula bônus do curso!

Gostaria de assistir à essa aula completa e às outras aulas deste curso? Basta ser um assinante do EducaPoint. Um dos benefícios dos assinantes é justamente o acesso a aulas bônus!

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP