Silagem pré-secada: guia completo dessa alternativa para o armazenamento da forragem

Postado em: 11/10/2022 | 6 min de leitura Escrito por:
Conteúdo atualizado em: 10/02/2023

Se você atua no segmento da agricultura, possivelmente já ouviu falar sobre silagem, não é mesmo?

Mas, se esse tema não for tão familiar, saiba que neste artigo você encontrará um guia completo sobre silagem, que é considerada uma excelente alternativa para armazenar e conservar alimentos para nutrir as vacas.

Partindo do princípio, é importante conhecer a diferenciação entre os termos que permeiam essa área, afinal, é muito comum confundi-los.

A ensilagem é a técnica de conservação de alimentos, é o processo, é o conjunto de procedimentos para a produção de silagens. A silagem é o alimento produzido pela técnica de ensilagem, é o produto. O silo é o local onde será armazenado esse alimento e acontece uma parte deste processo, desta técnica de conservação.

Importância da silagem

Realizar a técnica de ensilagem possibilita um maior tempo de armazenamento e impede grande perda nutricional da forragem, com isso, o alimento pode ser guardado por um longo período, mantendo a sua qualidade e possibilitando a oferta em épocas de menor qualidade de pasto e disponibilidade de outras fontes nutricionais.

Se você quer garantir um alimento de qualidade para o gado da sua fazenda, saiba que a silagem é uma alternativa muito eficiente, tanto em pecuária leiteira quanto de corte. Confira o nosso guia!

O que é silagem pré-secada?

O armazenamento da forragem sem perda nutricional acontece porque o processo realiza uma fermentação controlada da forragem, possibilitando os longos períodos de armazenamento.

Existem vários modos de armazenamento de volumosos destinados à alimentação do rebanho: ensilagem, fenação e a pré-secagem são alguns dos principais exemplos.

Estes métodos são importantíssimos, principalmente quando se trata do planejamento de alimentação no período da seca, visto que é uma forma eficiente de conservar alimentos que, em condições naturais, não estariam disponíveis para a alimentação do rebanho em épocas de déficit hídrico e luminoso.

Nesse sentido, a silagem pré-secada é uma técnica que proporciona condições ideais para o crescimento de bactérias láticas e, consequentemente, uma boa fermentação da silagem.

A técnica permite também que o excedente da forragem produzida nas pastagens ou em áreas de cultivo exclusivas para o corte possa ser armazenado e utilizado na alimentação dos animais durante todo o ano.

Além disso, as forrageiras comumente utilizadas para a produção de silagem pré-secada são de alto valor nutritivo. Entre elas estão a aveia, azevém, triticale, cevada, tifton, coastcross, braquiárias e alfafa.

Assim, o manejo correto de armazenamento destes alimentos, associado ao valor nutritivo das forragens usadas, garantem um volumoso de alta qualidade para o rebanho.
  • Principais vantagens da silagem pré-secada em fardos
  • Permite elaboração de dietas para maiores produtividades de leite e carne;
  • Melhor conservação de nutrientes com menores perdas nas frações protéicas e energéticas;
  • Menor capital imobilizado na construção de grandes silos;
  • Menores perdas na conservação da forragem;
  • Maior higiene na conservação de alimentos, minimizando riscos de toxinas e contaminantes;
  • Praticidade no transporte e comercialização de forragens.

Quando é viável incluir silagem pré-secada no planejamento forrageiro?

Em determinados períodos do ano a produção de alimentos pode não ser suficiente para atender as necessidades do seu rebanho; sendo assim, a utilização da forragem pré-secada é uma estratégia muito eficiente no planejamento da sua propriedade.

Mas atente-se! Não é indicado deixar para comprar volumosos na hora em que falta o alimento na fazenda. Isso fará com que os custos se elevem muito. Para que isso não ocorra, o ideal é calcular o custo de produção e o custo de aquisição para fazer a comparação e, assim, escolher a opção mais viável.

Se você optar pela compra, é possível adquirir os produtos no volume exato ou mais próximo, mas lembre-se sempre que é preciso prestar atenção se a forragem tem certificação de qualidade. Não deixe de avaliar o custo do quilo de nutrientes, caso opte pela compra de alimentos volumosos.

Como produzir e conservar silagem pré-secada de forma adequada?

Para produzir e conservar silagem pré-secada de forma adequada, saiba que os cuidados vão desde a escolha da espécie forrageira, seu corte e secagem, incluindo ainda os equipamentos utilizados, e até o seu armazenamento, seja em silos ou fardos redondos, chamados de bolas.

No caso do silo, após o recolhimento e o processo de picagem no campo, a forragem deve ser trazida para o silo trincheira ou de superfície, sendo que esse material deve ser distribuído em camadas finas e de preferência de forma rampada para, assim, ter uma menor exposição ao ar.

Além disso, é preciso ter ainda uma compactação adequada do material no silo. O ideal é que seja feito com trator e que o tempo de compactação seja maior ou igual ao tempo que recolhimento da forragem no campo. Para verificar se o silo está bem compactado, coloque o dedo e aperte. Se não conseguir afundá-lo na forragem, a compactação está adequada.

Vale lembrar que, quanto melhor a compactação da forragem no processo de produção da silagem, mais intenso é o processo de fermentação.

Se as camadas interiores do silo não estiverem quentes, é um indicativo que a compactação foi bem-feita. O grande segredo da uma boa conservação de pré-secado é a compactação.

Já no processo de conservação da silagem pré-secada na forma de fardos redondos, a principal diferença é que esse fardo é revestido por um filme plástico, proporcionando um ambiente anaeróbio, onde é desenvolvido o processo de fermentação.

A principal vantagem da silagem pré-secada na forma de fardos redondos é que ele viabilizou a comercialização de volumosos pré-secados, tornando-a uma opção vantajosa, já que ela é uma alternativa de renda, vendendo a forragem ou produzindo em parceria com terceiros.

A silagem pré-secada em fardos redondos geralmente é encontrada com 400 a 600 kg, sendo possível a fabricação de fardos de até 1.000 kg, mas, por conta da logística, dificilmente são encontrados fardos com essa pesagem.

Lembrando que fardos redondos também devem ter uma ótima compactação, ou seja, com uma compressão de ótima qualidade para não ter a presença de oxigênio e não atrapalhar o processo de fermentação.

Uma vantagem desse processo de ensilagem é que as perdas são menores, já que o uso é mais intenso, evitando que ela fique exposta por mais tempo.

5 pontos-chave para comprar forragem pré-secada sem erro

Para que você não erre na hora de comprar forragem pré-secada, separamos 5 pontos-chave para ficar de olho. Confira!

Observe o teor da matéria seca

Na hora de comprar a forragem pré-secada, fique de olho no teor da matéria seca e tente descobrir a porcentagem de matéria seca de água. Esse cuidado é importante para entender o quanto você adquire de forragem e nutriente.

Não faça a compra baseada no peso do produto

Não compre o volumoso só com base no peso do produto. Ao comprar uma forragem com menos de 45% de matéria seca, saiba que você terá mais da metade do fardo de água. Lembre-se que a água não faz parte dos nutrientes dessa forragem, representando apenas peso em excesso na hora de fazer o transporte do produto. Pense nisso!

Avalie visualmente a qualidade da forragem

Avalie também a qualidade da forragem de forma visual, verificando a presença de fungos ou bolor. Por isso, a dica é abrir o fardo para conferir a qualidade do produto.

Observe o revestimento plástico

Não esqueça de observar o revestimento plástico, que deve ter cerca de 6 camadas de plástico revestindo a bola. Lembre-se que se as camadas não forem suficientes, o ar pode penetrar na forragem, gerando degradação.

Perceba se o odor está agradável

Observe também se o odor está agradável, caso contrário ela pode indicar que não está conservada de forma adequada.

Agora ficou mais fácil entender o que é silagem, como essa alternativa funciona e como comprar forragem pré-secada de forma adequada.

Quer saber mais sobre o processo de ensilagem e esse alimento tão importante para a produção? Saiba que temos um curso completo sobre forragem pré-secada, que inclui todas as etapas, desde a produção, armazenamento e uso na dieta dos bovinos.

Acesse o nosso site Educapoint e comece agora o seu curso sobre silagem pré-secada! 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP