Forragem pré-secada: é viável incluí-la no planejamento forrageiro?

Postado em: 19/04/2018 - 2 min de leitura

Forragem pré-secada: é viável incluí-la no planejamento forrageiro?
É comum, em propriedades leiteiras, que os produtores comprem a forragem pré-secada ao invés de produzí-la internamente na fazenda. Mas sempre surge a dúvida: quando é viável produzir a silagem pré-secada?

Na realidade, a forragem pré-secada é mais uma ferramenta disponível para a conservação de forragem e para armazenamento de alimento dentro da propriedade. Isso é particularmente importante ao se considerar que, no Brasil, a pecuária leiteira sofre bastante com a sazonalidade da produção de alimentos. Dessa forma, guardar volumoso de qualidade dentro da propriedade deve ser uma tarefa obrigatória dentro de uma sistema de produção.

Nesse contexto, a forragem pré-secada é uma ferramenta muito importante, que permite armazenar os excedentes de produção que ocorrem em determinadas épocas do ano. No entanto, é fundamental que isso faça parte do planejamento nutricional da fazenda. Sabendo, de antemão, que em determinadas épocas do ano a produção de alimentos pode ser insuficiente para atender todo o rebanho, o uso de forragem pré-secada é uma estratégia dentro do planejamento da fazenda.



A forragem pré-secada também é uma forma de alimento que pode ser comercializada (comprada ou vendida), e que pode fazer parte do planejamento forrageiro da fazenda. Não se deve deixar a compra de volumosos exclusivamente para o momento em que falta alimento dentro da propriedade. Para saber o que compensa mais, é necessário calcular o custo de produção e o custo de aquisição desse volumoso e compará-los, fazendo a melhor escolha.

Caso seja feita a opção pela compra, pode-se adquirir a quantidade exata necessária (ou o mais próximo disso), sendo que os principais cuidados são a certificação de qualidade, que inclui fatores como teor de matéria seca, a composição bromatológica, teor de fibra, qualidade da fibra, etc. Dessa forma, deve-se avaliar o custo do quilo de nutrientes posto na propriedade quando se optar pela compra de alimentos volumosos.

Essas informações fazem parte do curso on-line Forragem pré-secada: produção, armazenamento e uso na dieta de bovinos, onde o professor Dr. João Ricardo Alves Pereira explica todo o processo de produção de forragem pré-secada, quais as espécies indicadas, equipamentos necessários e cuidados durante a compactação e armazenamento. Confira aqui o conteúdo completo.

Se você tem interesse neste tema, participe do curso assinando o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?