Quais as vantagens do híbrido stay green na produção de silagem de milho?

Postado em: 21/09/2020 | 2 min de leitura Escrito por:
A seleção de híbridos de milho para silagem tem um grande impacto, podendo aumentar a produção de leite por vaca em até cinco litros. A maioria dos milhos utilizados em silagem são híbridos, que nada mais são que o resultado de cruzamento de linhagens diferentes de milho.

Não existe um híbrido perfeito para todas as situações. A escolha do que é o melhor para você depende de diversos fatores, tanto relacionados à sua fazenda, como relacionados ao cultivar, mesmo. Dentre os fatores relacionados ao híbrido em si, destacam-se: produção de massa, qualidade, precocidade, sanidade, biotecnologia, janela de corte, preço e stay green.

Você sabe o que significa stay green?

Stay green é uma denominação do inglês que significa permanecer verde. É uma característica genética da planta de permanecer verde mesmo quando a espiga já se encontra em adiantado estádio de maturação e é muito influenciada pelo meio ambiente.

O fato de as plantas permanecerem verdes por mais tempo pode trazer algumas vantagens. Uma delas é que é possível prolongar a colheita, sendo que os grãos terão maior teor de amido e energia. Com isso, obtemos uma silagem com melhor qualidade, mais grãos e mais energia, que se traduzirá em mais leite e mais carne sendo produzidos.

Além disso, a planta estar verde no ponto de colheita vai permitir uma boa compactação, com um teor ideal de água para as bactérias se multiplicarem.

Outro fator interessante é que os híbridos com stay green tem uma janela de corte maior, podendo iniciar com 30% de matéria seca, mas podendo se estender até 40% de matéria seca. A janela é de cerca de 15 dias de corte.

Uma última vantagem é manter a planta de pé, ou seja, evita o quebramento e/ou acamamento, pois as estruturas de caules verdes fazem com que as plantas se tornem mais resistentes.

=> Aprenda muito mais no curso Milho para silagem - critérios para escolha do cultivar ideal. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 200!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.

Como avaliar se o híbrido que estou usando tem stay green ou não?

Normalmente, faz-se uma avaliação visual. Confira na foto um híbrido com stay green bastante acentuado ao lado de outro, que não tem:



Esses milhos foram plantados no mesmo dia, na mesma área e estão com a mesma maturação dos grãos.

Caso você tenha dúvidas antes do plantio, consulte a empresa que forneceu as sementes ou técnicos especializados.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fonte consultada:

500 perguntas, 500 respostas milho - Embrapa (https://tinyurl.com/y2j3ss2u)

 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP