Mateus Caseta: capacitando alunos em produção de pastagens pelo Brasil afora!

Postado em: 23/06/2017 | 3 min de leitura Escrito por:
Qual o pecuarista que nunca teve dúvidas ou quis saber mais sobre o manejo de pastagens?

Pensando nisto, o EducaPoint trouxe em sua programação alguns grandes especialistas em manejo de pastagens.

Com dois cursos já disponíveis na programação – “Manejo de pastagens” e “Correção e adubação do solo das pastagens”- Mateus Caseta é um dos instrutores que você encontra no EducaPoint.



Mateus Caseta é zootecnista, sócio/proprietário da empresa Contatto Consultoria Ltda, especializada no ramo de consultoria para o setor pecuário, e possui grande experiência em treinamento para técnicos e produtores, além de alunos da pós-graduação da FAZU.

Confira na entrevista abaixo um pouco mais sobre o trabalho que vem desenvolvendo na área.

Que atividades está desenvolvendo?

Mateus
- Atualmente tenho empresa de consultoria voltada para a área técnica do sistema de produção a pasto de gado de corte e leite, e para área de gestão financeira das propriedades. Nas visitas, levo informações técnicas para melhorar o sistema de produção das fazendas, junto realizo um acompanhamento do resultado econômico gerado.

Também ministro cursos aos funcionários das fazendas, proporcionando maior qualificação e impactando no resultado final. Paralelamente, fazemos treinamentos para técnicos de campos, que muitas vezes também trabalham com consultorias, no intuito de qualificá-los no manejo de pastagem, manejo de adubação, irrigação de pastagem, gestão, etc.

Na linha acadêmica, ministro aulas nas pós-graduações de manejo de pastagem e nutrição de ruminantes, levando assim mais conhecimento aos alunos, ensinando-os como deve ser um planejamento alimentar dentro das empresas pecuárias.

Quais suas principais contribuições para o setor pecuário nos últimos anos?

Mateus-
Já capacitei mais de 350 alunos em cursos de adubação de pastagem, manejo de pastagem, gestão de projetos pecuários e irrigação de pastagem. Esses alunos tiveram a oportunidade de levar seu conhecimento até seus clientes e/ou suas propriedades.

Mais de 240 alunos que passaram no curso de pós-graduação - desde 2012 até hoje - tiveram a oportunidade de aprender de forma clara e objetiva a montar um sistema de planejamento alimentar dentro das empresas rurais.

Orientei mais de 80 clientes em 8 anos de trabalho de consultoria, levando conhecimento técnico e prático aos mesmos, difundindo o conhecimento em 12 estados brasileiros e na Bolívia! Oriento pecuaristas quanto a melhor forma de trabalhar com as pastagens, a correta gestão financeira e quais resultados poderiam melhorar, tanto tecnicamente quanto financeiramente.

Como o conteúdo dos cursos pode contribuir para o desenvolvimento da atividade?

Mateus- O Brasil só se tornou um dos maiores produtores de carne do mundo devido a sua competitividade de produzir com um custo baixo. Isso se dá pelo uso das pastagens, devido ao clima favorável que temos e a área territorial que nos permite ter um grande rebanho.

Para isso, se torna imprescindível o conhecimento do melhor manejo dessas pastagens, qual espécie forrageira iremos escolher para um território nacional tão diversificado, como implantar da melhor forma possível essas pastagens, qual a melhor divisão, o melhor manejo, as adubações e correções que devem ser realizadas de forma correta, quais as produtividades podem ser alcançadas com a intensificação dessas pastagens.

Participando dos cursos, o aluno aprenderá técnicas que o auxiliarão a aumentar ainda mais a produtividade de seus clientes ou de sua propriedade com um custo competitivo, ou fazendo de forma correta para que se tenha o retorno rápido e não desperdice tempo e dinheiro.

Confira nos links abaixo, a programação dos dois cursos ministrados por Mateus Caseta em parceria com o prof. Adilson Aguiar:

- Manejo de pastagens

Correção e adubação do solo da pastagem


Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.


Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP