Silagem de milho: saiba como funciona as etapas do processo

Postado em: 16/04/2020 | 9 min de leitura Escrito por: EducaPoint
Conteúdo atualizado em: 23/02/2023

A silagem de milho é um alimento importantíssimo para bovinos, pois oferece aos animais uma série de benefícios, como energia, boa digestão, elevado valor nutritivo, alto teor de açúcar solúvel, além de ser um alimento palatável.

Por isso, esse processo precisa ser feito com qualidade e eficiência, principalmente porque o alimento, além de ser um dos mais utilizados na pecuária leiteira brasileira, é um dos mais nutritivos também.

Quer entender o que é silagem de milho e como ocorre o processo de fermentação até a silagem do grão? Confira!

Silagem de milho: o que é?

A silagem de milho é um alimento proveniente da ensilagem, um processo de conservação da forragem, que possibilita que a perda nutricional da forragem não seja significativa, permitindo que o alimento seja guardado por mais tempo e com total qualidade

Isso acontece porque a fermentação do grão é monitorada e controlada de maneira constante e minuciosa enquanto o material está estocado.

Existem diferentes tipos de silagem uma vez que o produto pode ser armazenado em sacos, superfícies e/ou trincheiras.

Quais as vantagens da ensilagem?

A ensilagem de milho é um processo muito vantajoso, já que, ao armazenar a forragem em compartimentos grandes, é possível guardar um maior volume de alimentos em um espaço menor.

Além disso, como já mencionamos em tópico anterior, essa metodologia consegue manter também a conservação do alimento por mais tempo, sem que ele sofra qualquer interferência externa, podendo ser utilizado com eficiência e qualidade por um longo tempo.

Por que se faz ensilagem de milho?

No mundo todo, grande parte da produção de leite é oriundo da alimentação dos animais. Desse custo de alimentação, dois terços equivalem ao concentrado e um terço ao volumoso.

No entanto, muitos produtores querem economizar no volumoso, ou seja, na semente, na adubação, no cuidado com a lavoura, mas não economizam na hora de comprar concentrado, que é o maior custo.

A verdade é que o que custa caro, hoje em dia, na alimentação das vacas são os concentrados. Assim, com um volumoso de alta qualidade, seja silagem, pastagem ou feno, é possível reduzir o uso de concentrado e, com isso, reduzir o custo da alimentação dos animais, viabilizando, assim, a atividade pecuária.

A silagem de milho é um dos principais componentes da alimentação de bovinos, seja na produção de leite ou de carne. Mas há outros motivos que fazem dessa prática de ensilagem uma das mais importantes na criação de bovinos.

Confira quais são elas:

Alta produção de massa por hectare

A ensilagem de milho é uma técnica que permite a alta produção de massa por hectare, o que viabiliza esse processo até para pequenos produtores.

Alta qualidade nutricional

Existem outras culturas que fornecem uma massa muito alta também, mas o milho se destaca por garantir uma qualidade nutricional muito elevada, possibilitando um animal mais saudável que, consequentemente, gera uma alta produção de leite.

Fácil manejo de cultura

A ensilagem de milho possibilita um fácil manejo de cultura de forma que tanto produtores iniciantes como os mais experientes conseguem produzir de maneira facilitada.

Facilidade de fazer a ensilagem

A facilidade de fazer a ensilagem também é um dos motivos para utilizar essa metodologia na sua fazenda.

Saiba que, com poucos recursos e equipamentos, e com baixo custo, é possível fazer essa forragem conservada.

Custo-benefício por quilo de matéria seca

Além disso, o produtor também tem custo-benefício por quilo de matéria seca em comparação com outros alimentos. Apesar de exigir um alto investimento por hectare, o custo acaba sendo bastante interessante devido à alta produção.

Como se dá a produtividade do milho?

É comum ver pecuaristas que produzem ensilagem de milho terem propriedades com manejos ótimos do gado, mas com um manejo ineficiente nas lavouras de milho.

Exemplo disso é a produtividade de milho em grãos no Brasil. Não existem dados estatísticos sobre a produção de silagem de milho no país, mas as estatísticas de produção de milho em grãos podem ser extrapoladas para silagem.

Segundo dados estatísticos, a média de milho em grão na safra é de 5.500 quilos por hectare, sendo que, nos EUA, essa produtividade é o dobro, em cerca de 11.000 quilos por hectare.

Provavelmente isso se repete com a silagem de milho, com uma produção de cerca de 40 a 45 toneladas por hectare.

Apesar de muitas pessoas alegarem que essa baixa produtividade é devido ao clima, é possível aumentá-la para cerca de 50 a 60 toneladas de massa verde com um bom manejo em praticamente todo o Brasil, com exceção das regiões muito áridas.

O que afeta a produtividade do milho?

Há alguns fatores que afetam diretamente a produtividade do milho como, por exemplo, o clima e o manejo. Entenda mais sobre esses dois aspectos:

Clima

O clima é um fator que não pode ser controlado. No entanto, é possível conhecer o histórico climático de cada região para que as operações agrícolas sejam feitas em uma época de menor risco.

Manejo

Esse é o fator que está nas mãos do produtor. É possível comprometer toda uma cultura com um manejo inadequado, bem como aumentar muito a produtividade da cultura se essa for bem manejada.

Apesar de ser uma cultura vastamente difundida, o correto manejo da lavoura é fundamental para garantir o sucesso da produção e qualidade da silagem.

Silagem de milho para gado de leite

A silagem de milho para gado de leite é um alimento muito importante na nutrição do animal. Para você entender, cerca de 40% da dieta do animal é silagem de milho, 10% é proveniente de outra fonte de forragem, que pode ser azevém, capim, aveia, etc.

Claro que esse número pode variar, dependendo do nível de produção dos animais, valor nutricional, disponibilidade do ingrediente, etc.

A partir desses números, é fácil entender que a silagem de milho é um dos alimentos mais usados no rebanho de gado de leite e, por isso, seu processo precisa ser bem-feito.

Ponto de colheita do milho para ensilagem

Saiba que o ponto de colheita é um aspecto muito importante na produção da silagem de milho. Nesse sentido, especialistas buscam entender qual o momento mais adequado para a colheita do grão e o parâmetro ideal para ser usado.

Segundo estudos, o ponto ideal da colheita acontece quando a planta possui 30-35% de matéria seca (MS) ou 65 a 70% de umidade, sendo alcançada quando a linha do leite está entre 1/2 e 2/3 do grão.

A fase ideal de colheita do milho tem duração de cerca de 10 dias. Depois disso, o teor elevado de MS da planta aumenta as perdas na colheita, comprometendo a compactação.

Dessa forma, atrasos na colheita decorrente de falhas no planejamento, chuvas e outros fatores podem comprometer a qualidade da silagem produzida, acarretando, assim, em um menor desempenho dos animais.

Ponto de corte ideal do milho para ensilagem

Geralmente, o ponto de corte ideal dos grãos acontece quando eles atingem a fase de farináceo-duro, ou 50% da linha do leite, e a planta possui teores de matéria seca, que podem variar entre 32% e 38%, dependendo do ciclo do híbrido.

Silagem de milho

Passo a passo para fazer silagem de milho

Após a escolha da semente ideal, preparo da terra, manejo correto da cultura e colheita no ponto correto, chegou a hora de iniciar o preparo da silagem. Confira:

Pré-fechamento do silo

Na fase de pré-fechamento do silo, as células da planta e microrganismos aeróbicos que existem usam o oxigênio, carboidratos solúveis e proteínas que, por sua vez, são transformados em água, CO2, calor e amônia livre.

Esta etapa acontece até que todo o oxigênio seja usado ou eliminado.

Fermentação ativa

Quando os níveis de oxigênio são reduzidos, começa a fase de fermentação ativa. Nesse sentido, a produção de ácidos reduz o pH, alcançando uma média entre 3,4 e 4,5.

Nesse momento de baixa de pH, sem a influência do oxigênio, o crescimento de todos os microrganismos não é permitido e a silagem entra na etapa estável.

Fermentação estável

Nesta etapa de estabilidade, a qualidade nutricional da silagem pode ser mantida por tempo indefinido.

Abertura do silo

Porém, depois da abertura do silo e exposição da silagem ao ar, o crescimento de microrganismos é reiniciado com o consumo de ácido láctico, possibilitando a elevação do pH e o aumento de microrganismos, que reduzem a qualidade nutricional do material ensilado.

Com isso, há a possibilidade de perdas de matéria seca da silagem.

Quanto tempo o silo de milho pode ficar guardado?

De maneira resumida, após 30 dias, a silagem de milho ensacada pode ficar guardada no período entre 18 a 24 meses.

Silagem de milho: compensa usar snaplage?

A capacidade de colher a planta de milho de forma fracionada permite a produção de outros produtos como: earlage, snaplage, toplage e stalklage. No entanto, há diferenças importantes no valor nutricional de cada uma dessas frações.

O snaplage vem sendo cada vez mais utilizado nos últimos anos. Mas, vale a pena usar snaplage em termos nutricionais e de custo?

Confira abaixo um desdobramento de uma perspectiva de valor nutricional para as diversas partes da planta de milho:



Como mostra a tabela acima, o grão seco do milho é o componente com maior teor de matéria seca, que vai decrescendo conforme aumentam os componentes fibrosos da silagem.

Em contrapartida, há um crescimento proporcional no teor de fibra, representado na tabela na segunda coluna.

Um fato que deve ser destacado é o aumento da digestibilidade da porção FDN conforme aumentam os componentes fibrosos utilizados na silagem.

Assim, o grão seco do milho possui a menor digestibilidade da FDN em comparação aos outros componentes analisados. Isso afeta a densidade energética desses ingredientes.

Como se vê na tabela, a densidade energética do milho grão seco e do snaplage é praticamente a mesma, apesar de o snaplage incluir grãos e sabugo do milho. Isso se dá por conta da modificação de amido durante o processo de fermentação.

Assim, a silagem de snaplage tem um valor nutritivo muito próximo ao valor nutritivo da silagem de grão seco, não havendo uma diferença formal em termos de energia, mesmo tendo um teor de fibra significativamente maior.

Isso traz uma série de vantagens para formulação de dietas de animais.

A última coluna do gráfico, em vermelho, é uma estimativa de energia líquida, expressa em Mcal por quilo e mostra exatamente essa tendência. O milho grão seco tem 20 decimais a menos de energia em relação à silagem de grão úmido ou reidratado.

A tabela abaixo também remete a uma lógica semelhante a essa, avaliando o custo de produção das diferentes silagens:


A última coluna mostra que a opção mais barata em termos de oferta de energia é o snaplage. Esse é um dos motivos pelos quais o mercado vem dando cada vez mais atenção a essa opção.

Assim, as opções fermentadas que contêm o grão trazem vantagens do ponto de vista de acréscimo da digestibilidade do amido, mas, sobretudo, na redução do custo de energia.

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer a silagem de milho na sua propriedade, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira o curso Manejo da lavoura de milho para silagem: práticas para aumento de produção.

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP