Piqueteamento em pastagens: quais as vantagens?

Postado em: 01/07/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
O pastejo rotacionado consiste na divisão da área de pastagem em piquetes, também chamado de piqueteamento, que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. A utilização deste sistema pode trazer muitos benefícios ao sistema produtivo como um todo e, por isso, tem sido cada vez mais recomendada sua utilização.

O objetivo do sistema de pastejo é fornecer alimento de forma constante, o ano todo, para os animais. Consequentemente, deve-se aumentar o rendimento forrageiro por unidade de área, ou seja, é necessário produzir mais em menor área. Deve-se também reduzir a degradação, ou seja, esse sistema tem que ter longevidade. Além disso, o sistema deve buscar conservar a fertilidade do solo.

Observa-se, então, que o sistema de pastejo sofre a influência do clima, da planta, do solo, do animal e o manejo é uma ferramenta para entender as intempéries e as dificuldades encontradas.



Comida para o animal

Em primeiro lugar e acima de tudo, o sistema de piqueteamento ou pastejo rotacionado visa fornecer comida para o animal. Dessa forma, esse alimento precisa ser de boa qualidade. Consequentemente, é necessário ter boas condições do solo, sombra para os animais, água limpa e suficiente, cocho para mineralização e manejo.

A maioria dos sistemas de produção a pasto foram estabelecidos em associação com o mau manejo dos componentes solo, planta e animal com rápida degradação do pasto, baixa produtividade animal, reduzindo a competitividade e a lucratividade de empreendimentos pecuários frente às outras alternativas de uso do solo.

Dessa forma, o sistema rotacionado, que respeita a fisiologia do capim, consegue alcançar uma maior longevidade desse pasto. Esse sistema não termina nunca desde que seja feito o manejo correto.

A formação e o manejo das pastagens rotacionadas dependem da escolha das espécies forrageiras, correção da fertilidade do solo, planejamento do pastejo intensivo, divisão dos piquetes, período de descanso e período de pastejo, altura do pasto, ajuste da lotação de animais e adubação de reposição (principalmente nitrogênio).

Leia mais: O que compensa mais: recuperar, renovar ou reformar pastagens degradadas?





Quais as vantagens do pastejo rotacionado?

O sistema rotacionado foi criado visando principalmente o atendimento das exigências da forrageira, e não o aumento da produção.

Assim, confira abaixo alguns dos benefícios do pastejo rotacionado:



Assim, fica claro que este é um sistema extremamente interessante e que pode trazer inúmeras vantagens se for bem manejado e adequado aos objetivos da fazenda.

Leia mais: Qual forrageira utilizar em pastejo rotacionado visando alta produção de leite?

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP