O desenvolvimento de
cultivares de trigo favoráveis à alimentação animal aumentou seu uso para a produção de
silagem de trigo. Na realidade, a silagem de trigo foi utilizada no passado. O produto, que era feito com variedades antigas, deixou de ser utilizado por um tempo e, agora, com o lançamento de novas variedades, seu uso vem voltando a ser feito, principalmente no sul do Brasil.
Qual a vantagem de se utilizar a silagem de trigo?
A grande vantagem de se utilizar a silagem de trigo é o fato de se tratar de uma cultura de inverno, que
não concorrerá com as culturas de verão tradicionais do sul do Brasil ou do Cerrado, como soja, milho e feijão. Assim, surge a oportunidade de se produzir uma silagem no período da entressafra, quando, normalmente, há área disponível para isso.
A silagem de trigo é um alimento energético que
pode substituir a silagem de milho, tanto para gado de leite como para gado de corte.
Outras vantagens do uso do trigo para produção de silagem são:
- É possível fazer corte direto, ou seja, em apenas uma operação faz-se o corte, a picagem, transporte e compactação;
- Rusticidade em comparação a outras culturas usadas no sul do Brasil, como a cevada. Isso faz com que suportem mais uma estiagem, por exemplo;
- Maior sanidade, demandando menor aplicação de fungicidas e tolerando um solo de menor qualidade do que a cevada, que exige mais;
- Substitui o milho;
- Pode-se fazer safrinha no inverno, o que é uma vantagem em regiões que não permitem o cultivo do milho safrinha.
Desvantagens
O uso da silagem de trigo também tem algumas desvantagens, que são:
- Produção menor (produz mais ou menos um terço do que o milho produziria);
- O custo ($/kg) é um pouco mais alto do que o do milho, devido justamente à menor produção.
Assim, é importante que o produtor considere todos esses fatores para ver se seu uso encaixa-se aos objetivos de sua propriedade. Seu custo será um pouco mais alto que o do milho, mas permite que se plante soja no verão. É possível que os benefícios dessas duas culturas (soja no verão e trigo no inverno) ultrapassem os benefícios de se fazer silagem de milho no verão e pasto no inverno. Assim, o produtor deve consultar um técnico para avaliar qual a melhor opção para a sua propriedade.
Mas como produzir o trigo para a silagem?
Justamente para responder a essa pergunta e ajudar você a tomar a melhor decisão para sua propriedade, o
EducaPoint acaba de lançar o curso on-line
Silagem de trigo: "o milho de inverno". Neste curso, o engenheiro agrônomo
Igor Quirrenbach, apresenta como realizar o plantio do trigo e prepará-lo para a produção de silagem.
Além disso, são discutidas as melhores formas de preparação do solo para a implantação da cultura, como determinar a época, densidade e espaçamento adequado para a semeadura e como conduzir a cultura eliminando plantas daninhas e combatendo pragas e doenças.
Confira o convite feito pelo instrutor: