4 pontos chave na gestão para alcançar lucro na pecuária de corte

Postado em: 11/10/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
A produção brasileira de carne bovina ainda está aquém de seu máximo potencial produtivo. Isso porque, parte da produção ainda é realizada em sistemas extensivos e sem o controle eficiente da gestão e uso adequado dos recursos da propriedade.

Mas o retorno da pecuária pode ser bastante vantajoso desde que se saiba planejar e controlar todos os fatores do sistema, prevendo ações e aproveitando as melhores oportunidades.

Quais os itens que devem ser levados em conta na construção de um ambiente de negócios em uma fazenda de gado de corte?

Quando se fala em gestão do negócio, alguns pontos são extremamente importantes:

1) Pessoas

Sem pessoas não é possível ter desempenho dentro das operações e crescer efetivamente dentro do ambiente de produção. É necessário que sejam engajadas e estejam fazendo parte do negócio.

Nesse quesito, entram várias questões como liderança, ou seja, como o líder vai cuidar do negócio. Além disso, quais são as ferramentas que o líder realmente tem disponível para fazer a gestão no dia a dia?

Com relação à equipe, é necessário que a comunicação seja eficiente, que todas as pessoas saibam o que precisam fazer dentro da fazenda e que haja um sistema de checagem para ver se as coisas estão, mesmo, sendo realizadas da maneira correta. Também há a questão do treinamento, que é necessário para que as pessoas se tornem aptas a desempenhar as funções que precisam.

Por fim, deve-se sempre garantir o acesso à informação, o que hoje, com a tecnologia, ficou muito mais fácil. Um treinamento online, por exemplo, pode garantir acesso à informação de qualidade para várias pessoas ao mesmo tempo e a um preço bem acessível, como exemplo a plataforma de aprendizagem online - EducaPoint.

2) Mercado

Nem sempre o mercado está em nossa mão. Uma vez planejado, conseguir entregar o produto com a qualidade pensada, bem como com o nível de produção idealizado, nem sempre é possível com os preços buscados.

Assim, é necessário encontrar mecanismos que possibilitem uma proteção contra as variações de mercado. Esse acompanhamento pode ser feito com o auxílio da tecnologia ou não. Para isso, no entanto, é necessário conhecer profundamente seu sistema de produção, incluindo os custos, para avaliar a possibilidade de vender com um determinado preço objetivo.

3) Financeiro

Não há nada pior em um ambiente de produção, em qualquer área, mas principalmente na pecuária de corte, não ter o dinheiro disponível no momento necessário. Isso devido ao fato de ser um mercado bastante tradicional. Assim, um atraso no pagamento pode refletir durante um longo tempo no mercado, de forma que o ambiente financeiro tem que estar muito bem estruturado.

Mantenha um fluxo de caixa simples, com informações sobre entradas e saídas claras. Isso permite melhorar a maneira com que se compra e vende produtos, melhorando a negociação com os fornecedores e clientes.

4) Ambiente

O ambiente não pode ser controlado. Fatores como chuvas, temperatura, umidade, interferem bastante nos resultados da fazenda e devem ser levados em consideração, com planejamento e organização do manejo da fazenda de acordo com as previsões possíveis de serem feitas. Dessa forma, conhecer o ambiente é extremamente importante.

Percebe-se, portanto, que temos em um eixo pessoas, que podem ter um não influência sobre determinados itens de gestão, e, ou outro eixo, temos os recursos, que nem sempre estão disponíveis:



Assim, fica evidente que a gestão de um negócio pecuário é complexa e é necessário saber de forma clara onde é possível atual de forma mais efetiva, onde há necessidade de buscar ajuda, além da busca pelo conhecimento através de treinamentos, trazendo para dentro do seu negócio formas de melhorar seus resultados.

Para saber mais sobre esse tema, confira o conteúdo completo do curso O dia a dia da gestão pecuária com o uso da tecnologia. Neste curso, o engenheiro agrônomo e Diretor de Canais e Alianças da Jetbov, Elder Bruno, apresenta informações para auxiliá-los a organizar melhor o sistema de produção de corte, buscando uma melhor gestão da fazenda e controle dos resultados.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são cerca de 160 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP