5 dicas de qualidade da água para o gado no verão

Postado em: 16/12/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
No calor do verão, uma das coisas mais importantes que o gado precisa para manter uma saúde ótima é a água. Uma diminuição no consumo de água pode afetar negativamente a saúde, a reprodução e o crescimento. Além disso, quando as barragens ou os níveis de água do lago ficam baixos, os níveis excessivos de sal podem causar grandes problemas. Você sabe como está a qualidade da sua água?
 
Aqui estão cinco coisas que os produtores devem ter em mente sobre como manter a água potável de qualidade para o gado:
 
1. Saiba quanta água seu gado precisa
 
O consumo de água depende de muitos fatores. A ingestão de água para vacas de corte secas é de cerca de 8 a 12,5 litros por 100 quilos de peso corporal e esta estimativa pode dobrar para vacas amamentando bezerros. 
 
2. Esteja ciente de possíveis contaminantes
 
Os nitratos devem estar a 100 ppm ou menos e os produtores devem estar cientes dos efeitos aditivos quando os animais estão comendo ração com níveis elevados de nitratos. Sobre os sulfatos, os níveis de água de 2.000-2.500 ppm e os níveis de sulfato nos alimentos que permitem ao animal atingir um nível de 4.000 ppm ou mais podem estar associados a uma doença neurológica em gado, causando cegueira.

=> Gosta do assunto? Talvez você também curta oo conteúdo completo do curso Criação de bovinos de corte a pasto: planejamento alimentar. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
3. Cuidado com o excesso de sais
 
Águas a 5.000-6.999 ppm (de sais dissolvidos) podem ser usadas com segurança razoável para gado leiteiro e de corte, ovelhas, porcos e cavalos. No entanto, pode ser bom evitar o uso de águas que se aproximam dos níveis mais elevados para animais gestantes e lactantes. Em 7.000-10.000 ppm, pode haver risco considerável em usá-los para vacas prenhes e lactantes. Em geral, seu uso deve ser evitado, embora animais mais velhos possam subsistir com eles por longos períodos em condições de manutenção e baixo estresse. A mais de 10.000 ppm, o risco dessas águas de alta salinidade é tão grande que não podem ser recomendadas para uso em quaisquer condições. 
 
4. Saiba quais fatores podem limitar o consumo de água
 
A quantidade de água consumida pode ser influenciada por fatores de qualidade, como odor, sabor, propriedades físicas e químicas, conteúdo mineral, compostos tóxicos e contaminação microbiana. Se a qualidade não for adequada, o consumo diminui, o que pode afetar o desempenho e a saúde dos animais.
 
O ideal é que os produtores testem sua água. Uma análise de laboratório de qualidade da água considera vários fatores, incluindo: pH, sólidos totais dissolvidos, nitrato de nitrogênio, sulfato, dureza, cálcio, magnésio, potássio, sódio, cobre, manganês, zinco e ferro.

5. A água está muito quente?
 
Uma consideração final que pode ou não ser definida como qualidade da água, mas pode definitivamente influenciar o consumo de água é a sua temperatura. O gado prefere água potável em temperaturas entre 4,5-18,5°C. Quando a temperatura da água fica acima de 27°C, a ingestão geralmente diminui.
 
Você se preocupa com a qualidade da água em suas represas, tanques e bebedouros? Por que ou por que não? 
 
* Baseado no artigo Summer Herd Health Part 4: 5 summer water quality tips, de Amanda Radke.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP