7 coisas que você vai aprender no curso de IATF do EducaPoint

Postado em: 26/08/2019 | 4 min de leitura Escrito por:
Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica desenvolvida para suprir as deficiências da inseminação artificial tradicional, que são as falhas de detecção de cios e a incapacidade de atingir fêmeas em anestro.

A IATF é aplicada no rebanho através do uso de fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das vacas, de modo que, se possa inseminar essas fêmeas em horários pré-determinados e com boas taxas de concepção. Sendo também capaz de trazer fêmeas em anestro à ciclicidade (com a inclusão do hormônio eCG nos protocolos de IATF).

O EducaPoint tem um curso voltado especificamente para o uso da IATF na pecuária de corte, Manejo reprodutivo de vacas de corte: uso da IATF para maximizar a produção de bezerros.

Confira 7 coisas que você vai aprender neste curso:

1) Como aumentar a quantidade de bezerros produzidos com o uso da IATF

Quando se fala em aumentar a quantidade de bezerros produzidos, é necessário pensar em reduzir o intervalo entre partos para que se alcance a meta de um bezerro por ano.

No curso, você vai entender como isso pode ser feito a partir da fisiologia das vacas e como a IATF pode ser um fator chave para se alcançar o objetivo desejado.

2) Como aumentar a qualidade dos bezerros produzidos com o uso da IATF

Quando se fala em qualidade dos bezerros, a maioria das fazendas procura bezerros com maior potencial de ganho de peso, para que esses animais desmamem mais pesados e tenham um período mais curto e eficiente de engorda. Ou ainda, no caso das fêmeas, que elas desmamem pesadas para atingirem a puberdade mais cedo e começarem o quanto antes sua vida reprodutiva.

Para aumentar a qualidade dos bezerros, pode-se usar duas ferramentas: ajuste da época do nascimento dos bezerros e melhoramento genético. O curso explica de forma muito didática como utilizar a IATF para se alcançar esse objetivo.

3) Como montar protocolos eficientes de IATF com base na fisiologia reproduiva de bovinos

O curso ensina as bases fisiológicas da reprodução de bovinos, que é essencial para se montar um protocolo IATF. Assim, você vai aprender a montar os melhores protocolos de IATF e, com base nesses conhecimentos de fisiologia, ter a possibilidade de alterar esses protocolos de acordo com as necessidades da sua fazenda, sem diminuir sua eficiência.

4) Como manejar adequadamente os fatores que interferem na IATF para obter melhores resultados

Existem alguns fatores que afetam os resultados da IATF e esses devem ser manejados de forma que atuem a favor dos resultados esperados para melhorar ainda mais as taxas de penhez nos protocolos de IATF. Dentre esses fatores, pode-se citar a nutrição e o escore de condição corporal dos animais, a duração do protocolo de IATF, a concentração de progesterona usada, o uso de vacinas contra doenças reprodutivas, entre outros.

5) Qual protocolo de IATF utilizar na sua fazenda

O curso ensina como escolher o melhor protocolo para sua fazenda, considerando que não existe um protocolo mágico que resolva os problemas de todas as fazendas. O protocolo escolhido deve se adaptar à realidade de cada fazenda.

6) Como adaptar o manejo da sua fazenda para que seja próximo do ideal, com exemplos na prática

O curso conta com um módulo inteiro com demonstrações práticas sobre manejos de IATF em fazendas, com diversas informações e dicas sobre como fazer as adaptações necessárias para que o manejo seja o mais eficiente possível na aplicação da IATF.

7) Como montar uma estação de monta

O curso também explica como montar e estruturar uma estação de monta nas fazendas que ainda não têm e sobre os manejos utilizados em fazendas que ainda não têm organização suficiente para realizar a IATF mas que querem melhorar a eficiência reprodutiva e dar um passo adiante para implementar a IATF.

Assim, se você está querendo melhorar a eficiência reprodutiva da sua fazenda, seja preparando o terreno para uma futura implementação de IATF, seja implementando a técnica agora ou melhorando os protocolos já utilizados na sua fazenda, não perca tempo e acesse agora mesmo o conteúdo completo do curso Manejo reprodutivo de vacas de corte: uso da IATF para maximizar a produção de bezerros.

Neste curso, a Dra. Roberta Ferreira Saran, pesquisadora e consultora em reprodução animal, ensina como melhorar a quantidade e qualidade de bezerros produzidos através da utilização de técnicas reprodutivas avançadas, mostrando também o impacto financeiro da reprodução na cadeia produtiva da carne, bem como a viabilidade econômica do emprego dessas biotécnicas.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura que dá acesso a todos os cursos da plataforma. Hoje já são cerca de 155 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP