Blog EducaPoint

7 motivos para usar dietas com alto concentrado em bovinos de corte

Postado em 14/06/2019 - 2 min de leitura 7 motivos para usar dietas com alto concentrado em bovinos de corte
Existem inúmeras vantagens da utilização de dietas de alto grão na engorda de gado e produção de carne. Confira abaixo 7 motivos para utilizar esse tipo de dieta

Vantagens e desvantagens do creep-feeding para bovinos

Postado em 31/05/2019 - 6 min de leitura Vantagens e desvantagens do creep-feeding para bovinos
Creep-feeding é uma forma de suplementação com ração balanceada no cocho, dentro de um cercado, com acesso somente ao bezerro. Quais suas vantagens e desvantagens?

4 principais tendências do mercado de carne bovina

Postado em 15/05/2019 - 2 min de leitura 4 principais tendências do mercado de carne bovina
A pecuária no Brasil é um importante pilar econômico, com a carne bovina tendo uma importância enorme. O país é um dos principais produtores e exportadores de carne bovina do mundo. Além disso, o setor é gerador de muitos postos de trabalho e garante o sustento de muitas pessoas, envolvidas direta ou indiretamente na atividade. Diante de um cenário de...

3 cuidados essenciais com bezerros de corte recém-nascidos

Postado em 03/05/2019 - 2 min de leitura 3 cuidados essenciais com bezerros de corte recém-nascidos
O manejo sanitário adequado a cada fase do ciclo produtivo de gado de corte é importante para aumentar os índices produtivos e reprodutivos. Mas organizar este manejo de forma que cada procedimento entre na rotina do rebanho é sempre um desafio. Uma fase cujo manejo é essencial para o sucesso da propriedade é a fase logo após o nascimento. Você...

Músculo x carne: qual a diferença?

Postado em 22/04/2019 - 8 min de leitura Músculo x carne: qual a diferença?
A maioria das pessoas entende que quando comemos carne, estamos comendo o músculo de um animal. Mas na verdade, esse músculo tem que passar por um processo de conversão para se tornar a carne que consumimos.

Cruzamento industrial: entenda as diferenças entre heterose e heterozigose

Postado em 11/04/2019 - 3 min de leitura Cruzamento industrial: entenda as diferenças entre heterose e heterozigose
A combinação ou o acasalamento de raças de diferentes tipos biológicos, que têm por objetivo a maior eficiência na produção de carne, deve ser entendido como cruzamento industrial.

Como escolher o programa de melhoramento genético ideal para meu rebanho?

Postado em 04/04/2019 - 3 min de leitura Como escolher o programa de melhoramento genético ideal para meu rebanho?
Quando um pecuarista decide implantar um programa de melhoramento genético no seu rebanho, ele precisa entender e conhecer a fundo vários pontos importantes para obter os melhores resultados.

Quais os resultados esperados do cruzamento de gado Nelore com Angus?

Postado em 01/04/2019 - 1 min de leitura Quais os resultados esperados do cruzamento de gado Nelore com Angus?
O cruzamento industrial tem sido utilizado como uma ferramenta para trazer ganhos ao sistema de produção pecuária. A estratégia mais comum dos pecuaristas é o cruzamento entre taurinos e zebuínos, visando uma progênie de maior precocidade e melhor qualidade da carne, entre outras vantagens. Mas , o que se pode esperar desses cruzamentos?

Sazonalidade dos preços do bezerro: o barato é sempre a melhor alternativa?

Postado em 28/03/2019 - 3 min de leitura Sazonalidade dos preços do bezerro: o barato é sempre a melhor alternativa?
O bezerro é a principal fonte de receita para os criadores e também o fator mais relevante no custo de produção de quem faz a Recria-Engorda. Mas será que comprar o bezerro barato é sempre a melhor alternativa? Deve-se ter em mente que a cadeia está mudando e cada vez mais se passou a olhar para a qualidade e potencial genético do animal. A...

Descarte de vacas: manejo essencial para manter a produtividade

Postado em 26/03/2019 - 4 min de leitura Descarte de vacas: manejo essencial para manter a produtividade
A reposição anual do rebanho de matrizes é importante para manter a produtividade nas propriedades rurais, com o descarte dos animais improdutivos, que falharam em mais de uma estação de monta, e os considerados "velhos", ou seja, perto de diminuir a fertilidade. A recomendação é que todo ano sejam repostos 30% dos animais.