Exportação de carne para o Canadá: qual o impacto para a economia brasileira?

Postado em: 08/04/2022 | 4 min de leitura Escrito por:
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acertou um aumento de cerca de US$ 150 milhões por ano em exportações de carne bovina e suína in natura para o Canadá. A informação foi divulgada no dia 14 de março de 2022.
 
Segundo o Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa), com o acordo o Brasil ultrapassou a marca de 200 novos mercados externos para produtos agropecuários abertos desde o início de 2019.
 
Pelas regras atuais de comércio internacional, o Canadá administra uma cota de importação de até 76 mil toneladas de carne por ano. O Brasil vai entrar na disputa de parte dessa cota e deve disputar espaço com o Uruguai, que hoje exporta cerca de 15 mil toneladas de carne aos canadenses.
 
O acordo comercial de carnes vai incluir, como contrapartida, a entrada de cortes canadenses "mais gordos" em território nacional. A carne brasileira que será exportada, majoritariamente, é a do gado zebu, uma carne mais magra e que costuma ser utilizada no mercado internacional para produção de alimentos industrializados. Do lado canadense, porém, o que predomina são raças de origem europeia, como o Angus, que tem a característica de ser uma carne mais entremeada de gordura.
 
Para a carne bovina, a exportação está liberada para todos os Estados que ainda fazem a vacinação de rebanhos contra a febre aftosa. No caso da carne suína, por enquanto a exportação só está autorizada para os frigoríficos de Santa Catarina, único Estado que já é reconhecido como livre de febre aftosa, peste suína clássica e peste suína africana. O ministério entrou com um pedido de reconhecimento do Paraná e do Rio Grande do Sul como estados livres dessas três doenças.
 
Hoje o maior vendedor de carne e demais alimentos para o Canadá são os Estados Unidos, país que tem relação de livre comércio com os canadenses e que, portanto, não disputa cotas de importação. O Brasil passaria a ter esse mesmo tratamento, caso o acordo Mercosul-Canadá seja consumado, o que ainda não aconteceu.
 
A JBS Foods, que já tem unidade no Canadá, deve centralizar boa parte dessas transações, levando cortes brasileiros até os canadenses e, paralelamente, despachando picanha e demais cortes para o consumidor brasileiro a partir de sua base em Calgary.
=> Quer entender melhor como funciona o mercado de carne bovina? Acesse o conteúdo completo do curso Mercado pecuário: compreendendo padrões e buscando tendências. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. 
 
Impactos no mercado brasileiro
 
O Canadá é um dos maiores importadores de carne bovina e suína, que tinha os Estados Unidos como os principais fornecedores. Com a missão do Mapa, o Brasil tem a possibilidade de abertura de um mercado que, só no ano passado, consumiu importações da ordem de 1,5 bilhão de dólares. Dessa forma, a possibilidade de vender os produtos para o Canadá significa geração de emprego e mais divisas para o país.
 
Para o analista de SAFRAS & Mercado, Fernando Iglesias. “Esse mercado poderá vir a ser importante nos embarques brasileiros das duas proteínas. A questão agora é esperar para ver quanto será a participação canadense em termos das vendas do Brasil”, avalia. 
 
Iglesias destacou, especialmente, que o Canadá será um mercado que ajudará o Brasil a reduzir a atual dependência existente junto à China nas vendas de carne bovina e de carne suína. “Quanto mais mercados o Brasil abrir, melhor será para o país, independente dos volumes que vierem a ser adquiridos”, conclui.
 
A expectativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) é de que a entrada deste novo mercado traga impactos positivos para Mato Grosso, com a ampliação do volume de proteína animal exportada.
 
De acordo com  o diretor-presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, com a entrada  do mercado canadense todos os elos da cadeia da pecuária de corte mato-grossense serão atingidos, desde a porteira para dentro até os frigoríficos.
 
Isto porque o Canadá é um importante mercado consumidor e possui elevado grau de exigência em relação à qualidade e origem da proteína animal.
 
No caso da carne suína, além de gerar mais divisas para a suinocultura nacional – que vem enfrentando fortes dificuldades em função dos elevados custos de produção – o reconhecimento sanitário das autoridades canadenses reforçará as chancelas já existentes à qualidade e à sanidade do produto brasileiro.
 
Durante análise de mercado, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, avalia a abertura de mercado da carne suína brasileira para o Canadá. “Precisamos comemorar essa notícia porque batalhamos muito para conquistar esse diferencial sanitário necessário para entrar nos mercados mais exigentes do mundo. A abertura de mercado do Canadá surge em um momento importante porque nós estamos atravessando uma crise sem precedentes há 15 meses.”
 
Apesar da novidade, Losivanio pede cautela para os produtores pois acredita que o mercado do Canadá não vai ser a salvação para a atual crise. Em novembro de 2010 houve a certificação para o Brasil exportar para os EUA, mas os embarques de carne ocorreram apenas em meados de 2012. O Japão autorizou as exportações brasileiras em maio de 2013, mas os envios de proteína ocorreram apenas cinco meses depois.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fontes:

Abertura de mercado do Canadá aumenta expectativa para ampliar exportação da carne no Mato Grosso (https://opresenterural.com.br/abertura-de-mercado-do-canada-aumenta-expectativa-para-ampliar-exportacao-da-carne-no-mato-grosso/)
Brasil acerta aumento de exportação de carne para o Canadá (https://www.poder360.com.br/agronegocio/brasil-acerta-aumento-de-exportacao-de-carne-para-o-canada/)

Brasil vai importar picanha do Canadá e exportar carne 'magra' (https://exame.com/economia/brasil-vai-importar-picanha-do-canada-e-exportar-carne-magra/)

Brasil acerta abertura de exportação de carnes para o Canadá (https://www.band.uol.com.br/noticias/brasil-acerta-abertura-de-exportacao-de-carnes-para-o-canada-16499970)

Canadá abre mercado para as exportações brasileira de carne suína (https://nutrinewsbrasil.com/canada-abre-mercado-para-as-exportacoes-brasileira-de-carne-suina/)

Canadá poderá ser importante mercado para carnes do Brasil, diz analista da Safras (https://www.agenciacma.com.br/canada-podera-ser-importante-mercado-para-carnes-do-brasil-diz-analista-da-safras/)

Presidente da ACCS celebra abertura do Canadá para carne suína, mas pede cautela aos produtores (https://opresenterural.com.br/presidente-da-accs-celebra-abertura-do-canada-para-carne-suina-mas-pede-cautela-aos-produtores/)

 
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP