Como lidar com bezerros estressados pela seca?

Postado em: 16/11/2021 | 3 min de leitura Escrito por:
Como você pode ajudar a garantir que bezerros estressados ??pela seca tenham a oportunidade de obter um ganho maior de peso do que teriam de outra forma?
 
Durante uma seca, o desmame precoce cria um caminho para que as necessidades nutricionais do bezerro sejam atendidas. Ao fornecer uma ração bem balanceada em quantidades adequadas, permitimos que os bezerros atinjam seu potencial de desempenho genético e provavelmente permaneçam muito mais saudáveis.
 
Vantagens de desempenho
 
A pesquisa mostrou que bezerros desmamados precocemente podem apresentar vantagens de desempenho únicas quando colocados em um confinamento e iniciados com uma ração rica em proteína e densa em energia, contendo volumoso suficiente. Uma ração desse tipo está diretamente associada à menor ingestão de matéria seca, geralmente associada a bezerros menores.
 
Bezerros desmamados precocemente demonstraram ganhos estatisticamente superiores, que os bezerros desmamados convencionalmente quando iniciados com uma ração de alto concentrado como o que normalmente vemos implementado como uma ração de acabamento. Além disso, uma grande parte dos bezerros alimentados e manejados dessa forma tiveram classificação maior na escala de qualidade do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
 
Estratégias de sucesso
 
O desmame precoce pode ser uma ferramenta de manejo útil para ajudar os produtores a enfrentar a seca. 
 
Confira cinco dicas para ter mais sucesso no desmame precoce:
 
1. Controle o estresse
 
Técnicas de manejo de gado de baixo estresse durante o desmame, transporte e recebimento de bezerros desmamados precocemente são essenciais.
 
É de vital importância aclimatar esses bezerros a lotes secos e com ração e água prontamente na chegada ao local de criação. O estresse em geral pode servir como um ímpeto para o desenvolvimento de doença respiratória bovina em bovinos, portanto, limitar o estresse durante o desmame é fundamental.
 
 2. Supervisione o tamanho do curral
 
Os bezerros menores desmamados precocemente podem exigir adaptações exclusivas aos currais de confinamento convencionais, projetados para bezerros maiores desmamados posteriormente no outono.
 
Os currais menores podem diminuir a caminhada excessiva no perímetro do curral de bezerros recém-desmamados e podem encorajá-los a se alimentar e beber água rapidamente.

=> Gosta do assunto? Talvez você também curta oo conteúdo completo do curso Buscando eficiência na atividade de cria. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
3. Ajuste as fontes de água e alimentação
 
Os bezerros menores podem ter problemas para utilizar bebedouros e cochos tradicionais. Por isso, considere fazer adaptações nos bebedouros e nos cochos para que os bezerros menores consigam se alimentar e beber água.
 
Diminuir o espaço físico no cocho pode ser útil, limitando o número de bezerros que escapam do curral. Também pode auxiliar no manejo da ração devido ao alcance limitado de um bezerro pequeno e à incapacidade de chegar ao outro lado do cocho em comparação com um bezerro mais velho.
 
4. Considere o sistema imunológico
 
Uma grande diferença entre um bezerro desmamado cedo e um bezerro desmamado em um período mais convencional é a maturidade de seus respectivos sistemas imunológicos.
 
No gado, o sistema imunológico não é considerado maduro até cerca de 5 a 8 meses de idade e, até esse ponto, não pode ser tão robusto ou rápido em uma resposta aos desafios da doença.
 
Um sistema imunológico menos maduro é mais fácil para os insultos de doenças anular e causar impactos prejudiciais à saúde e ao desempenho.
 
5. Revise a nutrição dos bezerros
 
Considerações dietéticas devem ser discutidas com um nutricionista ao formular rações para bezerros desmamados precocemente.
 
Um bezerro em amamentação geralmente ganha quase um quilo por dia, de modo que pode servir de alvo para um bezerro desmamado cedo na chegada. Rações saborosas com pouca variabilidade no tamanho dos componentes tendem a ser as mais acessíveis para bezerros amamentando em transição para dietas starter.
 
O desmame precoce é adequado para você?
 
Embora o desmame precoce seja uma boa opção para muitos criadores de gado quando a seca chega, você deve primeiro considerar uma estratégia geral de desmame, bem como temperatura, comercialização e estratégias de retenção.
 
As altas temperaturas devem ser consideradas em todos os estágios do processamento do gado, especialmente no desmame precoce, pois os bezerros mais jovens podem ficar cansados ??e desidratados mais rapidamente do que os mais velhos.
 
O desmame precoce pode permitir que os produtores capitalizem ganhos superiores e que os animais tenham maior a conversão alimentar e aumentem a lucratividade da safra de bezerros.
 
* Baseado no artigo Can You Capture Gain from Drought-Stressed Calves?, da Drovers.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP