É viável utilizar cana com ureia em bovinos de corte?

Postado em: 09/08/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
Na atividade de pecuária de corte, é necessário cada vez mais ter oferta de produtos de qualidade e regularidade, ou seja, durante o ano todo. Por esse motivo, os pecuaristas precisam lidar com a questão da estacionalidade na produção de forragens, para que se consiga garantir a oferta de alimentos aos animais inclusive nos meses de baixa produção e qualidade das forragens.

Para contornar a estacionalidade na produção, é necessário que se faça a suplementação da alimentação dos animais no período de baixa na produção de forragens. Uma opção disponível é o uso de cana com ureia. Mas afinal, é viável utilizar essa alternativa para bovinos de corte?

Na realidade, a utilização da cana com ureia na suplementação de gado de corte é uma opção viável, por ser barata. É claro que o uso da cana com ureia não permitirá que os animais alcancem grandes ganhos de peso, sendo esses bem menores do que os alcançados quando eles estão em pastagem. 

Qual cana utilizar? O ideal é que se utilize a cana de usina, pois é a que está adaptada à região da fazenda que vai utilizar. Caso não haja oferta na região, o ideal é se buscar a cana da região mais próxima.

Como fazer cana com ureia?

Para 100 quilos de cana picada, regar com 500 gramas de uma mistura contendo 9 partes de ureia e uma parte de alguma fonte de enxofre diluída em 4 litros de água. Isso deve ser feito em um período de 10 dias de adaptação. Essa é a cana com ureia 0,5%.

Depois disso, utiliza-se a cana com ureia 1%, quando a cada 4 litros de água, coloca-se 1 quilo da mistura de ureia com fonte de enxofre e rega sobre 100 quilos de cana picada.

Algumas considerações ao utilizar cana com ureia:

- Não estocar cana por mais de três dias;
- Picar a cana somente no momento que vai oferecer aos animais;
- Guardar o período de adaptação (uma vez interrompido o processo de fornecimento de cana com ureia é necessário fazer o processo adaptativo novamente);
- Usar cochos bem dimensionados, furados (se chover, a chuva lava a cana e não empoça a ureia dentro do cocho) e cobertos, de preferência;
- Manter água e sal à disposição dos animais.

Isso tudo para que não ocorra intoxicação dos animais. Tomando essas precauções acima, não há riscos para os animais, desde que se siga à risca o modo de fazer.

Portanto, o uso de cana com ureia não é a melhor opção para ganho de peso dos animais, mas é uma saída barata e viável, podendo ser utilizada dependendo do contexto do produtor.

Se você trabalha com gado de corte a pasto e quer aumentar sua eficiência de produção, abatendo animais mais cedo e com melhor acabamento de carcaça, aproveite para aprender muito mais sobre esse assunto com o novo curso lançado pelo EducaPoint, Criação de bovinos de corte a pasto: planejamento alimentar.

Neste curso, Dr. Marco Aurélio Factori, Professor da UNOESTE e especialista no manejo de plantas forrageiras ensina como fazer o correto planejamento alimentar para gado de corte em sistema de pastagem, dando dicas valiosas sobre diversos pontos chave que todo produtor se depara na prática.

Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:



Não perca tempo! Aprenda a fazer o planejamento alimentar mais eficaz para sua fazenda a pasto e garanta resultados cada vez melhores!

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou pode escolher a assinatura e ter acesso a todo conteúdo da plataforma, que hoje já conta com mais de 155 temas! Clique aqui para saber informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP