Condicionamento dos animais às instalações do curral garante manejo mais eficiente

Postado em: 14/06/2018 - 2 min de leitura

Condicionamento dos animais às instalações do curral garante manejo mais eficiente
Um dos momentos de estresse para os animais, no manejo no curral, é a passagem pelo tronco. Via de regra, o gado associa esse momento a um forte estresse.

Passar o gado pela seringa pode ajudá-lo a perder o medo desse espaço. Muitos animais sentem-se ameaçados nesse local, gerando momentos de estresse, de forma que é importante dessensibilizá-los, passando-os algumas vezes de um curral para o outro. Depois disso, consegue-se fechar lotes pequenos e passar no tronco sem fazer nenhum manejo.

É importante que o gado aprenda que o tronco não é um momento de estresse. Confira na videoaula, abaixo do texto, essa passagem dos animais pela seringa.

Note, no vídeo, que é muito importante movimentar o corpo de forma muito tranquila, com movimentos suaves. A tranquilidade do tratador passa para os animais.

Pode-se utilizar uma bandeira para estender um pouco o alcance do corpo também.

Vale destacar que a maior preocupação é com a qualidade do trabalho, e não com a velocidade, em um primeiro momento. Com o tempo, consegue-se alcançar velocidade com qualidade. Embora possa parecer que se está “gastando tempo” com isso, na realidade o ganho de tempo será muito maior no momento em que o trabalho fluir com qualidade e velocidade.

O vídeo também mostra a passagem dos animais pelo tronco. Essa passagem é feita de 2-3 animais por vez. Colocar muitos animais na seringa nesse momento é um grande erro.

Hoje em dia, existem muitos tipos de currais e, embora suas características influenciem no manejo dos animais, o essencial mesmo é a cabeça das pessoas que estão trabalhando. Dessa forma, o bom manejo depende da busca de informações e de uma conscientização sobre a melhor forma de se trabalhar com os animais.

O ideal é que o gado passe pelo tronco sem parar. Na primeira vez ele sempre vai parar, mas isso vai reduzindo nas próximas passagens. Dessa forma, esse manejo de ensinar ao gado que o tronco não é um lugar ruim ajuda muito no manejo posterior.

É importante evitar pontos de distração no tronco, para que a passagem ocorra de forma mais tranquila.

Confira o vídeo abaixo:

Essa é uma das aulas do curso on-line Manejo de bovinos no pasto e no curral, onde o reconhecido instrutor de cursos da ABCZ, Nilson Dornellas de Oliveira, ensina como manejar bovinos no pasto e no curral, iniciando pela fase de amansar os animais no pasto, passando pela condução até o curral, até o manejo nas instalações – seringa, tronco e brete, sempre ressaltando a importância de melhorar a relação homem-animal.

Participe desse curso e aprenda a melhor forma de manejar os animais, garantindo um manejo tranquilo e seguro para pessoas e animais, melhor eficiência do trabalho e resultados superiores na produção animal! Para isso, assine o EducaPoint!

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
   

Conheça a maior plataforma do agronegócio, acesse nossos cursos gratuitos!