4 principais tendências do mercado de carne bovina

Postado em: 15/05/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
A pecuária no Brasil é um importante pilar econômico, com a carne bovina tendo uma grande importância. O país é um dos principais produtores e exportadores de carne bovina do mundo. Além disso, o setor é gerador de muitos postos de trabalho e garante o sustento de muitas pessoas, envolvidas direta ou indiretamente na atividade.

Diante de um cenário de avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, mudanças políticas e econômicas no Brasil e no mundo, quais são as principais tendências esperadas para a pecuária de corte nesse momento? Confira abaixo as principais tendências citadas pela consultora em mercados pecuários, Dra. Mariane Crespolini:

1) Produtividade e tecnologia na produção

Na produção brasileira de carne bovina, a tendência é produtividade e investimento em tecnologia.

O que se vê é a cadeia da carne evoluir rapidamente em seus indicadores de produtividade. Cada vez mais surgem estruturas de confinamento e semi-confinamento, integração lavoura-pecuária, e mesmo os produtores que têm uma produção exclusivamente a pasto, têm aumentado o foco no manejo de pastagens, irrigação, sistemas rotacionados, entre outros.

2) Alta demanda internacional por carne bovina

No que se refere ao consumo, quando se fala de mercado internacional, a tendência é de um aquecimento do mercado asiático em médio e longo prazo. Além disso, espera-se um aumento geral da demanda mundial por alimentos - e por carne bovina também.

Assim, a tendência é que o Brasil, devido às condições climáticas, baixo custo de produção, entre outros fatores, seja um dos países que atenderá boa parte desta demanda mundial futura.

3) Alta demanda interna por carne bovina premium

O consumo de carne bovina já é consolidado no mercado brasileiro. A tendência para o futuro é a busca cada vez maior pelo brasileiro de carnes premium e de maior qualidade.

4) Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência não somente na pecuária, mas no agronegócio em geral. Lembrando que sustentabilidade engloba o tripé ambiental, social e econômico. A tendência é vermos cada vez mais propriedades investindo em gestão estratégica, gestão financeira, gestão de pessoas, sempre baseado no tripé da sustentabilidade.

Você gostaria de ver mais algumas dicas super úteis da consultora Dra. Mariane Crespolini sobre pecuária de corte? Então clica na imagem abaixo e acesse o vídeo com as dicas no nosso canal do YouTube:



Aproveite e se inscreva no canal! Ative as notificações para ficar por dentro de todas as novidades postadas lá!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP