4 dicas práticas para o período de adaptação e confinamento

Postado em: 11/11/2021 | 3 min de leitura Escrito por:
O período de adaptação a uma dieta refere-se ao tempo mínimo necessário para que o animal se adapte de uma dieta para outra. Essa adaptação dos animais ao ambiente, as interações entre eles e a nova dieta podem afetar diretamente seu desempenho no cocho, além de causar prejuízos econômicos.
 
Quando um animal é incorporado a um sistema de confinamento, passa por um período de adaptação e muitos fatores precisam ser observados para que se alcance sucesso nisso. 
 
Confira abaixo 4 dicas práticas para o período de adaptação e confinamento dos bovinos de corte:
 
1) Separar os lotes por tamanho e sexo
 
Animais de tamanhos diferentes têm exigências nutricionais bastante diferentes e é importante separá-los por tamanho para que a dieta e o manejo sejam corretos para os animais de acordo com seu tamanho. 
 
O sexo também influencia na composição de carcaça e no ganho diário de peso dos animais. Em relação ao ponto de abate, as fêmeas atingem primeiro em relação aos machos castrados e mais cedo que os machos inteiros. Portanto, a separação por sexo também é fundamental para que se possa produzir lotes uniformes e com boa qualidade.
 
2) Dietas com mais que 80% de concentrado devem apresentar teor de matéria seca ≤ 72%
 
Mais do que isso, podemos predispor os animais a problemas respiratórios. Isso porque uma dieta muito seca possibilita a aspiração de pequenas partículas, o que pode levar a distúrbios, como por exemplo, pneumonia.  
 
Outra questão é que uma dieta muito seca tem maior risco de acidose. Isso porque o material dentro do rúmen apresenta uma menor osmolaridade, o que proporciona uma maior concentração de ácidos graxos voláteis. 
 
Assim, em dietas muito secas, adicionar 5% a 10% de água em um vagão forrageiro ou outro misturador.
 
3) Confinamento de animais jovens e leves 
 
Sempre que possível, confinar animais jovens e leves. A sugestão é a entrada no confinamento com 330 kg - 350 kg de peso vivo. Isso porque animais mais jovens são mais eficientes em ganhar peso.
 
Também há a sugestão de três dietas ao longo do confinamento: 
 
1ª) ADAPTAÇÃO: ± 14 dias de duração. 
2ª) CRESCIMENTO (PROTEICA): 14 – 90 dias de confinamento 
3ª) TERMINAÇÃO (ENERGÉTICA): 90 DIAS ATÉ O ABATE (120-150 dias) 
 
Outra sugestão importante é fornecer essa dieta na forma de dieta total, ou seja, fornecer o concentrado e o volumoso misturados e, no mínimo, em 3 refeições diárias (7:00h – 11:00h e 16:00h). Com isso, ocorre um aumento e uniformização do consumo de matéria seca.
 
4) Conhecer as exigências dos animais confinados
 
Algumas raças de maior porte (ex.: Marchigiana/Chianina/Charolês) depositam gordura corporal a pesos muito elevados. Por isso, requerem dietas com mais proteína e menos energia.
 
Por outro lado, animais de porte menor, como Nelore e Angus, depositam gordura corporal a pesos mais leves. Por isso requerem dietas com mais energia e menos proteína.
 
Dada a importância do período de adaptação de animais e de um excelente manejo o confinamento de bovinos de corte, o EducaPoint acaba de lançar o curso Protocolos de adaptação da dieta de bovinos de corte confinados.

Nesse curso, o Professor e Médico veterinário, Domingos Marcelo, explica tudo o que você precisa saber sobre esse importante período de adaptação nos confinamentos de bovinos de corte.
 
Confira abaixo um trecho do curso:

 
O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP