Utilização de drones na agricultura e pecuária: qual a função?

Postado em: 26/04/2022 | 4 min de leitura Escrito por:
O termo drone vem sendo amplamente utilizado, mas nem todos sabem definir exatamente o que ele significa. Drone é um termo genérico utilizado para descrever desde pequenos multirrotores controlados via rádio e comprados em lojas de brinquedos até veículos aéreos não tripulados de aplicação militar, autônomos ou não. 
 
O drone vem sendo utilizado em diversos setores do mercado, desde que o primeiro equipamento desse tipo foi fabricado em 1980. Seu uso se expandiu muito para áreas como construção civil, busca e salvamento, reflorestamento, mineração, entre outros.
 
Seu uso na agricultura e pecuária vem aumentando cada vez mais. A tecnologia agrícola está permitindo que agricultores e produtores acompanhem as demandas de nosso mundo em crescimento, ajudando a automatizar práticas agrícolas centenárias. Isso inclui drones – que estão provando seu valor nesta atividade.
 
Confira abaixo 4 possíveis usos de drones na agricultura e pecuária:
 
1. Pulverização de ervas daninhas e culturas
 
Tomando dados coletados por câmeras montadas em drones, os drones agrícolas podem identificar áreas que estão sob ameaça de ervas daninhas ou doenças invasivas. Esses drones podem até ajudar a distribuir pesticidas, herbicidas e fertilizantes nas áreas afetadas e dispersá-los com precisão. Para alguns produtores, esse método provou ser mais eficiente e econômico do que fazê-lo manualmente.
 
O uso de drones de pulverização permite pulverizar áreas complicadas que não podiam ser acessadas antes e detectar ervas daninhas. As ervas daninhas custam ao mundo cerca de US$ 8 bilhões anualmente.
 
2. Combate ao impacto de animais selvagens
 
A perda de gado para animais selvagens é um problema generalizado e caro. A Meat & Livestock Australia estima que a indústria de carne vermelha perde aproximadamente US$ 350 milhões por ano para predadores invasores, como porcos selvagens, cães e raposas. Para mitigar ainda mais a destruição, o rastreamento de animais selvagens por meio de drones é essencial. Não apenas podemos obter informações valiosas sobre seus padrões de movimento, mas também nos permite implementar métodos de controle em solo mais eficazes e direcionados.
 
Os drones podem ajudar nessa abordagem, permitindo que produtores e gerentes de espécies invasoras pesquisem rapidamente grandes áreas e localizem vários animais em tempo real.
 
3. Rastreamento de gado roubado e desaparecido
 
O gado pode ser equipado com identificadores discretos e difíceis de remover. Quando os animais são roubados ou desaparecidos, drones especializados de rastreamento por rádio podem ser implantados para localizá-los. Esses drones também podem ajudar os agricultores a recuperar rapidamente os animais em caso de desastres naturais, como incêndios florestais ou inundações.
 
4. Uso na pecuária
 
No caso da pecuária, os drones podem ser utilizados para diversas funções diferentes, como por exemplo, monitoramento de bebedouros e leitura de cocho. Através do monitoramento remoto, é possível avaliar como está o suprimento e a qualidade da água oferecida aos animais, bem como fazer a leitura de cocho sem a necessidade de se deslocar até o local onde estão os animais. 
 
Outro uso bastante importante dos drones na pecuária é o monitoramento sanitário. Com essa tecnologia, você pode avaliar quais são os animais que apresentam questões sanitárias que precisam ser resolvidas de forma rápida e prática, agilizando, dessa forma, a tomada de decisões e melhorando os resultados da fazenda.
 
 
Aplicações futuras
 
Um dos estudos atuais mais inovadores, um projeto de pesquisa de 3 anos no Reino Unido com término em 2021, envolveu o uso de drones controlados de forma autônoma, IA e aprendizado de máquina. No projeto piloto, os drones foram eventualmente usados para localizar, identificar por meio de reconhecimento facial e, em seguida, medir informações vitais como peso, tamanho e atividade física, tudo remotamente. Essencialmente, a equipe usa um drone observador a uma altitude de 100m, que identifica a vaca e a posição com uma câmera e envia os dados para três drones. Esses drones realizarão a inspeção e transmitirão os dados de volta ao produtor e sua estação de computador.
 
À medida que a demanda por alimentos continua aumentando, os agricultores cada vez mais precisam não apenas mecanizar suas fazendas, mas automatizar e digitalizar suas operações para permanecerem competitivos e resilientes, equilibrando a necessidade de harmonia e diversidade ecológicas. À luz dessas demandas modernas, as soluções baseadas em drones podem fornecer as ferramentas e plataformas mais eficazes, que podem ser introduzidas entre as ferramentas utilizadas pelos produtores rurais do presente e do futuro.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Fontes:

4 ways drones can help you on the farm (https://wildlifedrones.net/4-ways-drones-can-help-you-on-the-farm/)

HOW DRONE TECH IS CHANGING THE FUTURE OF LIVESTOCK FARMING? (https://www.rocketmine.com/how-drone-tech-is-changing-the-future-livestock-farming/)

 
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP