É possível ter produção eficiente de carne e ter alto teor de marmoreio?

Postado em: 28/09/2020 | 3 min de leitura Escrito por:
Os criadores de gado que buscam eficiência e qualidade de carcaça podem ter tudo, não sendo necessário escolher entre eficiência e qualidade da carne, de acordo com o cientista animal da Universidade da Georgia (UGA), Dean Pringle.
 
Segundo ele, uma equipe da UGA estudou um rebanho de 210 bovinos  Angus comerciais na Northwest Georgia Branch Experiment Station, criado desde 2011 com touros Angus registrados selecionados para criar quatro rebanhos exclusivos.
 
Pringle disse que os critérios foram alta eficiência e baixa eficiência; e dentro dos grupos de eficiência, alto marmoreio e marmoreio médio da raça. O primeiro objetivo foi avaliar e verificar se a seleção para ganho médio diário residual (RADG) realmente resultou em mudanças na eficiência alimentar.
 
Os resultados são parte de um artigo que mostrou o impacto da seleção usando ganho médio diário residual e DEPs (diferenças esperadas de progênie) de marmoreio no crescimento, desempenho e características de carcaça em novilhos Angus.
 
Os dados mostram que não há necessidade de se afastar de um alvo para atingir os outros.
 
O histórico de ciências da carne de Pringle levou a ampliar os objetivos, uma vez que a proteína é geralmente produzida de forma mais eficiente do que a gordura. Ele começou a se preocupar com essa questão: se conseguissem que esses animais fossem mais eficientes, convertendo ração em ganho, começariam a selecionar contra a deposição de lipídios e marmoreio nesses animais?
 
Os resultados dos dados reduziram a preocupação de Pringle:

 
Ele concluiu que eficiência e marmoreio não parecem estar relacionados. Não há um grande número de diferenças nos dados que coletados (consulte a Tabela). Você pode utilizar esses RADG e DEPs de marmoreio para fazer mudanças na eficiência e na qualidade da carcaça sem impactar negativamente outras características.
 
=> Aprenda muito mais sobre esse tema no curso Fatores que afetam a qualidade da carne: da gestação ao abate. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos oferecidos (mais de 200!) por um preço único. Saiba como assinar.
 
Uma análise mais detalhada dos dados de carcaça ressalta a qualidade já criada no rebanho UGA (ver gráfico).

 
Em todos os níveis de eficiência, mais de 79% dos novilhos Angus selecionados apenas para marmoreio médio tiveram o suficiente para se qualificar para a marca Certified Angus Beef (CAB), incluindo 21,8% CAB Prime. Para se qualificar para a marca CAB, o marmoreio tem que ser de moderado a alto, pois isso garante a maciez, o sabor e a textura da carne ofertada. A classificação USDA Prime é a mais alta, sendo que apenas 3% da carne bovina dos EUA se classificam nesta categoria.
 
A pesquisa mostrou que foi possível ter animais pouco eficientes com alto teor de marmoreio, além de animais altamente eficientes e com alto teor de marmoreio. Na raça Angus, essas duas características não parecem estar altamente ligadas geneticamente. 
 
Os modelos criados para pesquisas UGA em andamento permitem estudar a biologia e a fisiologia dessas características economicamente importantes. Agora com oito temporadas de parto para criar os quatro sub-rebanhos, os pesquisadores estão comparando a progênie da primeira à segunda e agora à da terceira geração.
 
Eles estão observando as diferenças entre os microrganismos no rúmen e no resto do trato gastrointestinal para cada uma das quatro linhagens. Estão analisando o tecido do fígado para ver se há outros genes sendo regulados para cima ou para baixo à medida que continuam selecionando para marmoreio e eficiência.
 
* Baseado no artigo Efficient, high-marbling beef is possible, do Certified Angus Beef (CAB).

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP