Como avaliar e melhorar os principais índices zootécnicos da pecuária de corte?

Postado em: 20/01/2021 | 1 min de leitura Escrito por:
O rebanho bovino nacional tem cerca de 213,68 milhões de cabeças, de acordo com dados de 2019, sendo o maior rebanho comercial do mundo. A área de pastagem tem por volta de 162,5 milhões de hectares. Apesar disso, a produtividade média do rebanho brasileiro é muito aquém do potencial da pecuária, sendo de apenas 4,3 arrobas por hectare por ano. 
 
A taxa de ocupação é de cerca de 1,3 cabeças por hectare, convertidas para taxa de lotação de 1,06 UA por hectare. Por fim, o peso e rendimento médio de carcaça do gado zebu é de 242,27 quilos e rendimento entre 51,3% e 54,3%.
 
Todos esses índices acima podem perfeitamente serem melhorados, utilizando-se nas propriedades estratégias corretas de manejo que busquem o aumento da produtividade. 
 
O que os dados mostram é que tem havido uma melhora nesses índices nos últimos anos. O que se nota é de 1999 a 2019, houve aumento do rebanho total e no número de abates, mas uma redução na área de pastagem. Isso mostra uma tendência clara de aumento no número de animais criados com uma redução na área de pastos, que só foi possível através de um processo de intensificação. Outros índices também apresentaram melhora considerável no período, como você pode ver na tabela abaixo:

 
Apesar dessas melhoras que já aconteceram, fica claro que ainda tem espaço para muito mais melhorias se forem aplicadas estratégias corretas de manejo na pecuária de corte brasileira. 

Pensando nisso, o EducaPoint acaba de lançar o curso Avaliação dos índices zootécnicos na pecuária de corte. Neste curso, o médico veterinário e professor de Produção Animal, Domingos Marcelo, discorre sobre os principais índices zootécnicos na pecuária de corte e ensina quais estratégias podem ser adotadas para melhorar todos eles. 
 
Confira no vídeo abaixo o instrutor falando sobre um desses importantes índices zootécnicos:
 
 
O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP