Por que o "melhor touro" pode não ser o melhor para você?

Postado em: 12/08/2020 | 3 min de leitura Escrito por:
A compra de touro exige muita reflexão e esforço. Essa decisão afetará a economia da fazenda por anos - à medida que a genética desse touro estará representada no rebanho.
 
Se a substituição for feita para um reprodutor em particular, essa influência poderá se estender além de sua própria vida. É essencial investir o tempo necessário para tomar várias decisões antes de assinar o cheque para um novo touro.
 
Abaixo está um resumo do processo pelo qual você deve passar antes de selecionar um touro. Comece cedo, para ter tempo suficiente para trabalhar no processo.
 
1. Defina as metas da sua fazenda e entenda como o novo touro ajudará a alcançá-las.
 
É difícil para um touro se destacar em todas as características, e as poucas que o fazem são caras demais para o produtor comercial médio comprar e usar para o serviço natural. Assim, considere como o touro será usado, o que depende de sua fazenda fazer inseminação artificial e cruzamento industrial, com touro de repasse, ou se faz monta natural.
 
Depois de decidir como o touro será usado, escolha a raça que você usará. Em seguida, encontre o indivíduo da raça que atenda às suas metas.
 
2. Depois de decidir qual raça de touros você usará, faça sua lição de casa antes de ir para a fazenda do vendedor.
 
Identifique os criadores respeitáveis ??em sua região de quem você pode comprar um touro. Solicite todos os dados e diferenças esperadas de progênie (DEPs) dos touros. Desenvolva uma planilha para classificar os dados de DEP de cada touro.
 
Determine quais touros você deve observar pessoalmente. Considere os pesos reais individuais, mas não deixe que eles ditem sua decisão final. Os DEPs são mais confiáveis ??que os valores individuais, pois o manejo pode ter um impacto dramático nos dados individuais.
 
Finalmente, verifique se estão definidos preços realistas no valor dos touros que você considerará. Ao passar por esse processo, você terá uma pequena lista de touros a serem considerados fenotipicamente quando chegar ao local.
 
=> Você pode aprender muito mais sobre esse tema com muitos detalhes no curso Pontos estratégicos na escolha e compra de touros. Você pode adquirir o curso individualmente ou optar pela assinatura da plataforma EducaPoint, o que dá a você acesso a TODOS os cursos disponíveis - e já são mais de 190! - por um preço único. 
 
3. Vá pessoalmente para avaliar os touros fisicamente.
 
Considere apenas os touros na sua lista curta. Não se desvie do trabalho duro que você fez antes do dia da venda. Seja extremamente crítico e não permita deformidades ou touros estruturalmente incorretos.
 
Ao julgar o touro fisicamente, comece pelos cascos e pernas e depois suba até o resto do corpo. O touro deve bons ângulos em jarretes, ombro e quadril. Um touro com pernas estruturalmente incorretas não durará muito tempo no rebanho e passará essa genética aos filhos.
 
Mova o touro e faça-o caminhar para garantir que ele tenha um passo suave e longo e que não esteja mancando. Avalie-o de todos os ângulos: frente, verso e laterais. Esta parte é especialmente difícil em leilões feitos por vídeo; porque, infelizmente, a maioria dos vídeos de venda é curta e fornece apenas a perspectiva lateral.
 
Encontre o touro que tem mais capacidade corporal e é equilibrado. Da mesma forma, a disposição deve ser avaliada para garantir que o touro seja amigável quando você lidar com ele.
 
Muito planejamento e preparação devem ser utilizados na compra de um novo touro. Quando possível, tome uma decisão planejada sobre quando o touro sai do seu programa e inicie a pesquisa de reposição mais cedo. O planejamento prévio resultará em uma melhor decisão de compra do touro, da qual você não se arrependerá no futuro.

* Baseado no artigo Why the "best bull" might not be the best for you, de Robert Wells, publicado na BEEF Magazine.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP