BLOG

Postado em: 27/01/2020

Novo NRC: formulando dietas para bovinos de corte em confinamento

O balanceamento de dietas para os bovinos de corte é uma ferramenta essencial que garante o fornecimento dos nutrientes necessários aos animais visando o máximo desempenho com menor custo. Uma dieta balanceada traz benefícios para o animal, uma vez que fornece os nutrientes adequados na proporção recomendada, de acordo com as características do animal e do sistema de produção.

Porém, a formulação de uma ração implica em integração de conhecimentos relacionados com as exigências do animal (para determinado nível de produção), características nutricionais dos alimentos, e custo/benefício esperado.

O processo matemático envolvido no balanceamento de uma ração é relativamente simples, mas, é necessário ter em mente quais são as exigências nutricionais dos animais e as características nutricionais dos alimentos utilizados.

Exigências nutricionais dos animais

Antes de proceder ao balanceamento de uma ração, é necessário conhecer o tipo de animal a ser alimentado e o nível de produção desejada. Bovinos de corte a serem alimentados em regime de confinamento apresentam apenas duas funções, sob o ponto de vista das exigências nutricionais:

a) mantença do peso vivo,

b) ganho de peso.

As exigências para mantença são iguais para todos os tipos de animais, variando apenas em função do peso vivo e tamanho, enquanto que as exigências para ganho dependerão da taxa (magnitude) do ganho de peso diário desejado pelo produtor.

As adaptações feitas à dieta são muito importantes e só devem ser feitas por um profissional com experiência. Dessa forma, o pecuarista deve consultar um técnico qualificado para ajudá-lo nessa função.

Novo NRC

Para orientar o produtor na determinação das exigências nutricionais dos animais, existem tabelas de exigências e softwares que auxiliam nessa função. Um deles, bastante conhecido internacionalmente, é o chamado NRC.

O NRC existe desde 1945 e está agora na oitava edição, publicada em 2016 e chamada de Beef Cattle Nutrient Requirement Model - também conhecidocomo “novo NRC” ou “NRC 2016”. Essa edição é bem mais que apenas um modelo nutricional de exigência, passando a ser também um livro de nutrição de ruminantes.



Essa referência orientou nutricionistas e outros profissionais do meio acadêmico e das indústrias de gado e ração para o desenvolvimento e implementação de programas nutricionais e alimentares para bovinos de corte.

A oitava edição revisada das exigências nutricionais dos bovinos de corte se baseia nas edições anteriores. Uma grande quantidade de novas pesquisas foi publicada nos últimos 14 anos e há uma grande quantidade de novas informações para muitos nutrientes.

Além de uma avaliação completa e atual da literatura sobre os requisitos de energia e nutrientes de bovinos de corte em todas as fases da vida, este volume inclui novas informações sobre o conteúdo de fósforo e enxofre; uma revisão das estratégias nutricionais e alimentares para minimizar as perdas de nutrientes no esterco e reduzir a produção de gases de efeito estufa; uma discussão sobre o efeito da alimentação na qualidade nutricional e na segurança alimentar da carne bovina; novas informações sobre metabolismo e utilização de nutrientes; novas informações sobre aditivos para alimentos para animais que alteram o metabolismo ruminal e o metabolismo pós-absorvente; e áreas futuras da pesquisa necessária. As tabelas de composição de ingredientes para alimentação estão bastante atualizadas.

As necessidades nutricionais do gado bovino representam uma revisão abrangente das informações mais recentes disponíveis sobre nutrição e composição de ingredientes para bovinos de corte, que permitirão uma produção eficiente, rentável e ambientalmente consciente.

Por se tratar de uma referência realmente valiosa para todos aqueles que trabalham com formulação de ração para bovinos em confinamento, o EducaPoint acaba de lançar um novo curso para ajudar você a utilizar essa ferramenta e obter resultados cada vez melhores: O novo NRC: como formulardietas com o Beef Cattle Nutrient Requirement Model.

O curso é ministrado pelo professor de Bovinocultura de Corte da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Márcio Machado Ladeira, que ensina como utilizar o Beef Cattle Nutrient Requirement Model, incluindo o uso do software Beef Cattle Nutrient Requirements Model, de forma prática e aplicada.

Confira abaixo o convite feito por ele:



Se você trabalha com confinamento de bovinos de corte e quer utilizar essa excelente ferramenta de formulação de dietas, não espere mais! Comece agora mesmo a aprender como usar o Beef Cattle Nutrient Requirement Model e aplicar em sua fazenda.

Lembrando que você pode o curso individualmente e ter acesso a esse material para sempre. Ou você fazer um plano de assinatura semestral ou anual da plataforma EducaPoint, que lhe dará acesso a TODOS OS CURSOS oferecidos (já são 170 cursos!) durante o período de assinatura. Clique aqui e escolha seu plano.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fontes consultadas:

ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NA ESTAÇÃO SECA: PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS - 7 FORMULAÇÃO DA DIETA (http://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc20/formdiet.html)

Nutrient Requirements of Beef Cattle (https://www.nap.edu/catalog/19014/nutrient-requirements-of-beef-cattle-eighth-revised-edition)

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

ASSINE TODOS OS CURSOS OU COMPRE UM CURSO DE SUA PREFERÊNCIA
Rede Agripoint

Copyright © 2020 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: