Manejo sanitário em rebanhos de corte: como manter a eficiência produtiva?

Postado em: 13/02/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
A pecuária vem passando nos últimos anos por grandes transformações no que se refere à questão do aumento da produtividade. A produção atual do rebanho brasileiro de bovinos de corte ainda está bem abaixo de seu potencial, ou seja, ainda há muito espaço para crescimento.

No entanto, a eficiência produtiva nos rebanhos de pecuária de corte do Brasil vem crescendo, com o auxílio da tecnologia e de pesquisa. Dessa forma, a cada dia que passa nossa pecuária está se tornando mais eficiente e mais sustentável.

Os avanços são muito visíveis, pois, na mesma área, há condições ainda de dobrar o rebanho com a utilização de tecnologia e pesquisa. Com isso, o Brasil tem plenas condições de se tornar o maior produtor de carne do mundo, com a grande vantagem de o país manter 61% das áreas preservadas com vegetação nativa.

O aumento dessa eficiência e dessa produtividade também está relacionado com a redução do nosso ciclo de produção. Hoje, existem no Brasil as possibilidades de criação de animais em confinamento, semi-confinamento, utilização de suplementações na seca.

Além disso, aliado a essa redução no ciclo de produção, há a possibilidade de produzir um animal com uma carcaça bem acabada.

Com isso, o país aumenta os índices e melhora a produtividade e a reprodução do rebanho. Para aumentar a eficiência e a produtividade, é necessário aumentar os índices produtivos e reprodutivos. Para isso, é necessário saber quais são as causas da diminuição desses índices.

Produtividade

Quando se fala em produtividade, existe uma pirâmide extremamente importante:



Assim, não adianta trabalhar com animal extremamente melhorado e com uma nutrição de ponta se esse animal tiver algum problema de saúde, pois ele não atingirá o objetivo proposto. Da mesma forma, não adianta ter na propriedade sanidade e nutrição, se não se trabalhar com melhoramento genético. Para melhorar esses índices, é necessário trabalhar com planejamento na propriedade.

Justamente para ajudar você a planejar melhor sua propriedade e a lidar com um dos 3 pontos principais da pirâmide da produtividade, a sanidade do rebanho, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso on-line, Princípios básicos para controle sanitário em bovinos de corte.

Neste curso, a professora e especialista em medicina veterinária preventiva, Dra. Danila Frias, aborda os princípios básicos para a implantação das boas práticas de manejo sanitário em rebanhos de corte.

O curso discute a importância do manejo sanitário adequado para melhoria do produto final, além de como melhorar a rentabilidade aplicando medidas de prevenção à doenças eliminando os gastos e prejuízos com tratamentos, e mantendo o foco em aumento na eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho.

Confia abaixo o convite feito pela instrutora:



Participe do curso e obtenha resultados cada vez melhores em sanidade e produtividade em sua propriedade! Para isso, você precisa ter acesso à plataforma EducaPoint que oferece, além desse, mais de 135 diferentes temas de cursos on-line, todos disponíveis e acessíveis com apenas UMA assinatura. Lembrando que quase toda semana são lançados novos cursos, que são automaticamente incluídos na assinatura. Clique aqui e saiba como assinar.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br.

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP