Como escolher o programa de melhoramento genético ideal para meu rebanho?

Postado em: 04/04/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
Quando um pecuarista decide implantar um programa de melhoramento genético no seu rebanho, ele precisa entender e conhecer a fundo vários pontos importantes para obter os melhores resultados.

Um ponto que precisa ficar claro para o pecuarista é qual programa escolher

Como existem várias opções de programas de melhoramento genético, nem sempre é fácil escolher qual utilizar. A primeira coisa a se pensar é que, uma vez que existe uma raça definida para a produção de touros na fazenda, o primeiro ponto é escolher um programa que trabalhe com a sua raça. Algumas raças têm várias opções, enquanto outras têm apenas uma. De qualquer forma, é necessário escolher um serviço que esteja alinhado com sua raça.

No caso das raças que oferecem vários programas, a atenção deve ser um pouco maior, como no caso na raça Nelore, que possui 11 programas comerciais para fazer a avaliação genética de rebanhos. Isso porque os programas foram ganhando especificidades em sistemas de produção, em características, gerando essa grande variedade de opções.

Nesse caso, escolha o programa que estiver alinhado ao seu sistema de produção, que conduza as atividades o mais parecido possível com o que você tem dentro da sua fazenda, e ao que você está buscando como objetivo para o seu rebanho.

Dentro do programa, o pecuarista terá que fazer alguns controles obrigatórios, sendo um deles a genealogia, ou seja, saber o pai e mãe de todos os bezerros, assim como data de nascimento, e também coletar determinadas características. Alguns programas coletam muitas características, enquanto outros, coletam poucas. Dessa forma, é necessário avaliar a quantidade de características coletadas em cada programa, bem como o custo da coleta dentro dos seus objetivos. Não é viável escolher um programa extremamente detalhado, se essas informações não forem utilizadas.

No caso de grandes rebanhos, recomenda-se escolher programas mais simples de serem aplicados, com menos etapas de avaliação. Além disso, o pecuarista deve avaliar se tem condições de atender os prazos de coleta de dados, envio de informações, etc., que o programa determina.

Uma medida interessante que pode ser tomada nessa fase de escolha do programa de melhoramento genético a ser utilizado é visitar outras fazendas que já utilizam o programa escolhido. Com isso, pode-se ouvir a opinião de quem já usa o programa, perguntar qual é o nível de interferência do programa no manejo da fazenda, e entender melhor como o programa funciona na prática.

Também é interessante solicitar a visita de um técnico do programa na fazenda, para que ele possa fazer um levantamento e mostrar se o pecuarista está apto para implantar o programa, ou se é necessária alguma mudança específica. É muito importante verificar o índice de seleção do programa, que é o que vai nortear toda a sua seleção, para ver se há alinhamento com os objetivos buscados.

Por fim, deve-se levar em consideração o custo, uma vez que a grande quantidade de opções permite uma maior competição em preços, o que pode beneficiar o pecuarista na hora da sua escolha.

Você já escolheu qual programa implementar em sua fazenda? Se estiver com dúvidas nesse processo, não deixe de conferir o conteúdo completo do curso on-line Como implantar e utilizar um programa de melhoramento genético, do EducaPoint. No curso, o consultor em Melhoramento Genético Bovino, Daniel Biluca aborda vários aspectos de um programa de seleção em bovinos de corte, desde o momento em que o pecuarista decide realizar o melhoramento genético dos animais, como deve se preparar para implementar o programa, como utilizá-lo, e todas as tecnologias disponíveis para o melhoramento genético do rebanho. 

Para fazer o curso, você precisa ter acesso à plataforma EducaPoint, o que é feito através de uma assinatura. A plataforma oferece mais de 140 cursos diferentes e todos estão incluídos na assinatura. Lembrando que quase toda semana são lançados novos cursos, que são automaticamente incluídos na assinatura. Saiba como assinar.





Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP