Quando é o melhor momento para castrar touros?

Postado em: 08/07/2020 | 2 min de leitura Escrito por:
Um estudo da Kansas State University mostrou que os touros castrados e implantados com uma média de 3 meses de idade pesavam 0,9 quilo a mais aos 7,5 meses de idade do que os bezerros intactos no mesmo estudo. Aos 7,5 meses, os touros foram castrados e os dois grupos foram pesados 28 dias depois para avaliar o ganho.
 
Os novilhos castrados como bezerros ganharam 22 quilos, enquanto os touros que foram castrados com uma média de 260 quilos ganharam apenas 15 quilos. Isso é um ganho potencial perdido de 7 quilos, já que esses touros castrados tardiamente tiveram que lidar com o estresse da cura da cirurgia.
 
A falácia é que existe um “efeito de testosterona” positivo que justifica não castrar até que os touros pesem 230 quilos ou mais. Isso é um mito. Quando os bezerros foram testados no sangue para medir os níveis de testosterona, níveis significativamente altos não ocorreram até os 8 a 9 meses de idade. Estudos mostram que touros castrados com mais de 230 quilos perderão peso por duas semanas após a castração. Como isso pode ser benéfico?
 
Embora existam muitas razões para estar no negócio de gado, duas que geralmente lideram a lista são fornecer o melhor atendimento aos animais e ter um negócio bem-sucedido e lucrativo. Castrar bezerros tardiamente não atinge nenhum desses objetivos.

=> Quer aprender mais? Acesse o curso Fatores que afetam a qualidade da carne: da gestação ao abate. Você pode adquirir o curso individualmente ou optar pela assinatura da plataforma EducaPoint, o que dá a você acesso a TODOS os cursos disponíveis - e já são mais de 180! - por um preço único. 
 
As diretrizes da Beef Quality Assurance, dos EUA, sobre castração, afirmam que todos os touros que não têm perspectivas de serem reprodutores devem ser castrados o mais cedo possível na vida. A castração precoce é menos estressante para os bezerros. De preferência, a castração deve ocorrer entre o nascimento e os 4 meses de idade. 
 
A Associação Médica Veterinária Americana também afirma que a castração e a descorna devem ser feitas o mais cedo possível.
 
Todo produtor de bezerros busca que os criadores e confinadores tenham lucro com seus animais. Afinal, quanto maior o lucro da cadeia de suprimentos, mais dinheiro eles terão para comprar novamente no próximo ano. Toda transação comercial precisa ser ganha-ganha ou esse relacionamento não dura.
 
Outros motivos para castrar mais cedo são: melhoria da saúde do bezerro à medida que ele se move para o próximo segmento da indústria; aumento do preço por quilo para novilhos e touros; aumento da eficiência de ganho e alimentação; aumento da qualidade e marmoreio da carcaça; e aumento da maciez da carcaça. As razões para castrar tarde são as seguintes: nenhuma.
 
Do lado da saúde, a KSU manteve dados sobre 2.762 cabeças de novilhos e touros de alto risco que comprou para seus testes de pesquisa. Os novilhos tiveram uma perda de 0,72%, enquanto os touros castrados tiveram uma perda de 2,28%. Em uma base de 1.000 cabeças, isso significa uma perda de sete novilhos e 23 touros - aumento de mais de 3x na perda por mortes. 
 
* Baseado no artigo When is the best time to castrate bull calves?, de W. Mark Hilton, publicado na BEEF Magazine.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP