BLOG

Postado em: 22/11/2019

Tabapuã: conheça as principais características do "zebu brasileiro"

O Tabapuã é uma raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana. Foi na década de 40, no município de Tabapuã (SP), que a raça assumiu as características que perduram até hoje. Mas sua história começa em 1907 na região de Leopoldo de Bulhões, no estado de Goiás.

O fazendeiro José Gomes Louza se interessou pelos reprodutores zebus e importou alguns animais da Índia. Os irmãos Saliviano e Gabriel Guimarães, de Planaltina, adquiriram três desses touros e iniciaram cruzamentos com o gado mocho de seu próprio rebanho. Dali surgiram os primeiros zebuínos mochos no Brasil. Em 1912, vários desses animais já eram expostos na feira da Cidade de Goiás.

Já na década de 30, Lourival Louza, neto de José Gomes, se dedicou ao cruzamento desses animais com o Nelore e deu origem ao gado anelorado mocho ou baio mocho, como ficou conhecido. O sangue do Guzerá e do Gir foram introduzidos mais tarde e também fazem parte da formação do Tabapuã.

Nos anos 40 o gado mocho começou a se espalhar por outras regiões. Júlio do Valle, proprietário da Fazenda São José dos Dourados, levou alguns desses animais de Goiás para São Paulo e presenteou o amigo Alberto Ortenblad, da Fazenda Água Milagrosa, com um garrote zebuíno mocho.

Com interesse em desenvolver bovinos com melhor qualidade, a família Ortenblad criou em 1943 um planejamento zootécnico elaborado. Cem matrizes Nelore foram separadas para as experiências com o touro T-0, como foi chamado o garrote mestiço. Os trabalhos e resultados foram registrados em detalhes. Foi a partir desses cruzamentos que a coloração branco-acinzentada do Nelore predominou nos animais, que permaneceram sem chifres como o gado mocho.

Os bons resultados chamaram a atenção do mercado nos anos seguintes. Em 1970, o Ministério da Agricultura recomendou que o Tabapuã fosse incluído entre as raças zebuínas, ainda como “tipo”. A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), então, foi encarregada de realizar o registro genealógico da espécie. Em dez anos, o Tabapuã precisaria mostrar através de análises e provas as características que o diferenciavam de outros zebuínos.

O reconhecimento da raça

Entre 1970 e 1980, o Tabapuã ganhou 80% das pesagens de que participou e em 1981 foi definitivamente reconhecido como raça.

O Tabapuã é um “zebu brasileiro”, por esse motivo conclui-se que está mais que adaptado às variações climáticas, tendo criadores nos quatro cantos do Brasil.

As vantagens do Tabapuã para reprodução se destacam entre os zebuínos. De acordo com o Zootecnista e especialista em melhoramento genético de Tabapuã, Fernando Garcia de Carvalho, as principais características da raça são:

- É um zebu mocho, não sendo permitido nenhum tipo de calo ou chifre;
- Extremamente dócil;
- Grande habilidade materna nas matrizes, produzindo mais leite que as fêmeas Nelore;
- Carcaça exuberante, com 50% de costelas e 50% de pernas;
- Grande produção de carne de alta qualidade;
- Terminação de carcaça diferenciada, com mais acúmulo de gordura que outras raças zebuínas.

Tabapuã TJG: Caso de sucesso

Com sede no município de Nova Granada/SP, a Fazenda Porto Seguro, berço do Tabapuã TJG, tem focado na produção de animais de qualidade e precocidade que possam atender às demandas de mercado para produção de carne de qualidade. Hoje, o rebanho conta com aproximadamente 500 matrizes, produzindo em torno de 200 touros por ano, que são leiloados e vendidos para todo o Brasil.

“Buscamos investir em genética para superar os desafios da pecuária nacional e produzir animais com melhor qualidade”, diz a família Junqueira Germano, que com tradição em produção de gado de corte, passou a investir na criação e genética de animais da raça Tabapuã, sendo proprietária da Tabapuã TJG.

Para que você possa se inspirar nessa história de sucesso, o EducaPoint acaba de lançar o curso Tabapuã TJG: investindo em genética para produção de bovinos de corte.

Neste curso, o proprietário da Tabapuã TJG, Sérgio Junqueira Germano irá contar um pouco da trajetória da família na criação de animais para corte e o que levou a escolha do Tabapuã como raça principal.

Além disso, você irá conhecer um pouco mais as características da raça Tabapuã, os sistema de criação, e os critérios de cruzamento para produção de animais de qualidade, através da visão do Zootecnista e especialista em melhoramento genético de Tabapuã, Fernando Garcia de Carvalho.

Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:



Quer conhecer o trabalho que a Tabapuã TJG faz dentro da raça e da pecuária nacional, além das excelentes características que essa raça tem a agregar ao setor? Assista ao curso completo e venha conhecer e se inspirar nesta história de sucesso!

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje são mais de 165 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fonte consultada:

Tabapuã: conheça o “zebu brasileiro”, com musculatura, mansidão e habilidade materna [Projeto Raças] (https://www.beefpoint.com.br/tabapua-conheca-o-zebu-brasileiro-com-musculatura-mansidao-e-habilidade-materna-projeto-racas/)

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o educapoint? envie uma mensagem para nós:

ASSINE TODOS OS CURSOS OU COMPRE UM CURSO DE SUA PREFERÊNCIA
Rede Agripoint

Copyright © 2019 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: