Vacas mais felizes? Pequenas mudanças de manejo podem ajudar!

Postado em: 06/01/2022 - 1 min de leitura

Vacas mais felizes? Pequenas mudanças de manejo podem ajudar!
Pequenos ajustes na maneira e no ambiente em que o gado é manejado resultam em vacas calmas e felizes, concluiu um estudo brasileiro.
 
Os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse, foram mais baixos em vacas manejadas de "forma aprimorada", de acordo com um estudo que estudou 141 vacas Nelore que passavam por instalações de manejo, publicado na Tropical Animal Health and Production.
 
O gado Nelore, presente nas duas fazendas do projeto, é conhecido por ser temperamental, especialmente quando criado extensivamente, explicou o relatório.
 
O curral incluía dispositivos de retenção de madeira e pilares de cabeceira cercados por cerca de tábua de madeira de 1,8 m. O gado era contido por uma estrutura o que exercia uma leve pressão sobre o pescoço do animal.
 
A diferença no humor das vacas foi percebida até no tempo de coleta de sangue para testar os níveis de cortisol, segundo Maria Lucia Pereira Lima, do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, principal autora do estudo.
 
“Pequenas mudanças feitas no curral e a adoção de boas práticas de manejo reduziram a agitação durante a contenção na rampa de compressão, o tempo gasto para coleta de sangue e liberação de cortisol”, disse Lima. A porcentagem de vacas calmas durante a contenção aumentou de 42% para os métodos usuais para 68% para o método de manejo do curral aprimorado.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Fatores pré-abate que afetam a qualidade da carne bovina. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Estratégias para melhorar o manuseio
 
- Cores brilhantes removidas das baias.
- As cavidades no solo foram preenchidas.
- Áreas sombrias e escuras foram removidas.
- Os manejadores receberam treinamento único sobre como trabalhar silenciosamente com animais
- Os trabalhadores não empurravam, batiam, cutucavam as vacas.
- Cachorros e bastões elétricos foram removidos.
- Bandeiras foram usadas para encorajar o movimento dos animais.
 
* Baseado no artigo Happier cows? Small handling changes can help, de Michael Priestley.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

O curso, ministrado pelo Especialista em Ciência da Carne, Dr. Marcelo Coutinho, tem como objetivo apresentar os principais fatores que afetam a qualidade da carne no período pré-abate, desde o manejo no curral, embarque, transporte, desembarque e descanso dos animais.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?