Biodigestor: oportunidade de economia e ganhos em tempos de crise energética

Postado em: 13/10/2021 - 3 min de leitura Biodigestor: oportunidade de economia e ganhos em tempos de crise energética
O Brasil vive um momento de crise energética, com risco da ocorrência de apagão. A principal causa é a maior crise hídrica do país nas últimas nove décadas, marcada pela escassez de chuvas e diminuição do nível dos reservatórios das hidrelétricas. Neste cenário, é extremamente válido buscar alternativas para lidar com isso e uma delas pode ser gerar...

Temple Grandin: Entender o comportamento das vacas garante melhor manejo e melhores resultados

Postado em: 08/10/2021 - 5 min de leitura Temple Grandin: Entender o comportamento das vacas garante melhor manejo e melhores resultados
Entender o comportamento das vacas e mudar como você age em relação a elas pode economizar tempo, reduzir o estresse e tornar sua fazenda um lugar mais seguro para trabalhar. Pode ser uma grande fonte de frustração quando as vacas não se movem facilmente quando e para onde você quer.

Micotoxinas: o inimigo invisível

Postado em: 28/09/2021 - 2 min de leitura Micotoxinas: o inimigo invisível
As micotoxinas são metabólitos altamente tóxicos produzidos por fungos. Trata-se de substâncias que os fungos liberam para sobreviver, mas que são altamente tóxicas para a alimentação humana e animal. Atualmente, já são conhecidas mais de 400 micotoxinas ao redor do mundo.

Variabilidade da frequência cardíaca pode ajudar a avaliar o estresse e a dor em bezerros

Postado em: 17/09/2021 - 2 min de leitura Variabilidade da frequência cardíaca pode ajudar a avaliar o estresse e a dor em bezerros
Os bezerros não falam, mas sentem dor, desconforto e estresse. Ajudá-los a lidar com esses estressores requer primeiro saber quando - e em que medida - eles os vivenciam.

Mais é sempre melhor em saúde animal?

Postado em: 10/08/2021 - 3 min de leitura Mais é sempre melhor em saúde animal?
Quando o assunto da saúde do rebanho vem à tona, frases como "Eu nunca comprometo a saúde do meu gado" ou "Eu não economizo no meu programa de saúde" são comuns. Mas isso é mesmo o ideal?

Vacas contam histórias com suas expressões faciais

Postado em: 23/06/2021 - 2 min de leitura Vacas contam histórias com suas expressões faciais
As vacas comunicam como estão se sentindo com suas expressões faciais. Embora comportamentos óbvios como ranger de dentes, vocalização, arquear as costas, mancar e tremer sejam sinais de vacas em extremo desconforto, ler as expressões faciais pode ajudar os gerentes a detectar e auxiliar as vacas mais cedo no processo de dor e doença.

8 fatores que afetam a utilização de fibra na alimentação de ruminantes

Postado em: 10/06/2021 - 5 min de leitura 8 fatores que afetam a utilização de fibra na alimentação de ruminantes
Os animais ruminantes podem digerir a fibra por meio da fermentação microbiana para obter a energia útil necessária para várias funções biológicas.

Por que usar DDG na alimentação de bovinos confinados?

Postado em: 02/06/2021 - 1 min de leitura Por que usar DDG na alimentação de bovinos confinados?
Na criação de bovinos, a alimentação representa quase 70% dos custos para o pecuarista. Dessa forma, há uma procura por produtos que mantenham a qualidade da alimentação para o animal, porém, com preços reduzidos. Com a intensificação dos sistemas de confinamento, essa busca torna-se ainda mais importante. O uso de alimentos como DDGs (dry distillers...

Babesiose bovina: diagnóstico, controle e tratamento

Postado em: 25/05/2021 - 4 min de leitura Babesiose bovina: diagnóstico, controle e tratamento
A babesiose bovina é uma doença transmitida por carrapatos em bovinos. As principais cepas são Babesia bovis e Babesia bigemina, sendo o carrapato Rhipicephalus o principal vetor.

Alimentos concentrados e volumosos: você sabe a diferença?

Postado em: 30/04/2021 - 1 min de leitura Alimentos concentrados e volumosos: você sabe a diferença?
A dieta compõe a maior parte do custo de produção de qualquer fazenda pecuária. Dessa forma, entender bem o manejo alimentar e tomar medidas que possam reduzir os custos da dieta são essenciais para melhorar os resultados da fazenda.