Biodigestor: oportunidade de economia e ganhos em tempos de crise energética

Postado em: 13/10/2021 | 3 min de leitura Escrito por:
O Brasil vive um momento de crise energética, com risco da ocorrência de apagão. A principal causa é a maior crise hídrica do país nas últimas nove décadas, marcada pela escassez de chuvas e diminuição do nível dos reservatórios das hidrelétricas. Neste cenário, é extremamente válido buscar alternativas para lidar com isso e uma delas pode ser gerar energia elétrica na própria fazenda. De acordo com matéria recente do jornal Valor Econômico, a geração da própria energia avança no setor rural brasileiro. 
 
“O meio rural atingiu a marca de 1 gigawatt de potência instalada em geração distribuída, aquela em que se produz a própria energia - e que pode ser “vendida”, por meio de créditos na conta de luz, ao sistema nacional, caso exista excedente”, afirma reportagem do Valor Econômico do dia 30 de setembro de 2021.
 
Uma das formas de se gerar energia na fazenda é através da instalação de biodigestores. O biodigestor é um equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. Dessa forma, além de gerar eletricidade, o biodigestor permite dar um destino adequado aos resíduos da produção e, somado a isso, gerar renda e lucratividade ao sistema.
 
Como saber se é viável ter um digestor na sua fazenda?
 
Os biodigestores utilizam a biomassa, que é toda matéria orgânica biodegradável que pode entrar no biodigestor e virar biogás. O resto de alimentação dos animais, o esterco bovino, o resto da cama (por exemplo, cama de maravalha), tudo isso constitui a biomassa de sua fazenda. Cada sistema de produção vai ter o seu biogás, no que diz respeito ao teor de metano e funcionamento do biodigestor. Cada projeto deve ser desenhado baseado principalmente na biomassa, pois características específicas irão gerar igualmente um biogás com um perfil específico.
 
Assim, para saber se o sistema é viável na sua fazenda, precisa saber quantos animais são necessários, no mínimo, para que seja viável montar um sistema de biodigestor.
 
Para as pessoas que trabalham com bovinos, o número recomendado é de pelo menos 80 animais em confinamento. Caso a propriedade tenha bovinos e suínos, o número de animais que viabiliza o sistema pode ser menor.
 
Isso porque a viabilidade da montagem do processo não depende somente da questão econômica, ou seja, não basta ter recursos financeiros para que seja viável montar um sistema de biodigestor. É necessário avaliar a viabilidade do processo biológico. Com menos de 80 animais em confinamento, o volume de esterco produzido diariamente não será suficiente para que o biodigestor funcione, tecnicamente falando.
 
=> Está pensando em instalar um biodigestor na sua fazenda? Aproveite para aprender tudo sobre esse sistema no curso Biodigestor como oportunidade para sistemas pecuários. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Assim, se você está pensando em instalar um sistema de biodigestor em sua fazenda, busque uma consultoria adequada para dar suporte na construção do projeto, que é todo baseado na questão de espaço e número de animais. Além disso, é necessário ter treinamento para manejar os equipamentos, o que torna essencial o suporte da consultoria.
 
Uma empresa de consultoria ajudará na instalação e no correto funcionamento do sistema para que se obtenha lucro e sustentabilidade na produção de energia, biofertilizante e manejo adequado para os resíduos da produção.
 
Lembre-se que o biodigestor pode virar uma oportunidade em sistemas pecuários! E naqueles mais intensivos, há uma grande concentração de biomassa, que propicia a produção de energia, por exemplo, que pode gerar autossuficiência e, não só isso, a venda de energia para a concessionária. Além disso, vai gerar o atendimento à legislação ambiental, que se torna cada dia mais importante.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP