3 dicas práticas para o tratamento de bovinos com lesões de casco

Postado em: 26/09/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
As lesões podais nos bovinos, além de afetarem negativamente o bem-estar animal, geram inúmeras perdas ao sistema produtivo, seja ele de produção de leite ou carne. A dificuldade de locomoção impacta na ingestão de alimentos, na manifestação de comportamentos naturais (como o cio, por exemplo), nos índices reprodutivos e, consequentemente, na produtividade animal.

Confira abaixo três dicas práticas utilizadas pelo médico veterinário, Péricles R. Lacerda e Silva, Especialista em Podologia Bovina, no tratamento de leões podais:

Dica #1: Remover o biofilme da lesão antes de aplicar antibióticos ou desinfetantes.

O biofilme consiste em resto de células mortas do tecido vivo do animal, bactérias mortas, junto com algumas enzimas liberadas pelas bactérias e pelas células de defesa do organismo. Isso forma uma película que deixa a bactéria protegida em um ambiente anaeróbico imediatamente abaixo disso.

Biofilme cobrindo a lesão do casco
Foto 1: Biofilme (parte cinza) cobrindo parte da lesão do casco de um bovino.

Dica #2: Fazer infusão com solução de bicarbonato de sódio 5% a 56oC sempre que fizer antibioticoterapia para fazer o tratamento do flegmão digital a fim de aumentar a perfusão sanguínea local, fazendo com que esse antibiótico chegue em grande quantidade. Além disso, o bicarbonato de sódio é desinfetante devido ao seu pH elevado.

infusão com solução de bicarbonato de sódio 5% a 56oC
Foto 2: infusão com solução de bicarbonato de sódio 5% a 56oC

Dica #3: Aliviar a pressão sobre a ferida no casco do animal, feita pela própria unha e pelo peso do animal.

Confira:


Se você gostou dessa dica, com certeza se interessará pelo curso prático sobre Técnicas de casqueamento e tratamento das principais lesões de casco em bovinosrealizado por Péricles R. Lacerda e Silva, na plataforma EducaPoint

Essas e outras dicas muito valiosas são explicadas e demonstradas por ele, a campo. Veja aqui todos os temas abordados no curso.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
www.educapoint.com.br

 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP