Blog EducaPoint

Poliartrite em bezerros: como evitar

Postado em 22/01/2020 - 3 min de leitura Poliartrite em bezerros: como evitar
A poliartrite é a patologia mais frequente nos neonatos, sendo provocado por vários agentes como o Actynomices I, Escherichia colli, Streptococcus, Salmolella, Mycoplasma, Staphylococcus. A causa primária é a falta de higiene na região umbilical dos recém-nascidos ou uma ineficiente imunidade passiva produzida por ingestão insuficiente ou tardia do...

Controle de carrapato: evite sua proliferação

Postado em 30/01/2020 - 5 min de leitura Controle de carrapato: evite sua proliferação
O carrapato (Rhipicephalus (Boophilus) microplus) é considerado o mais importante ectoparasita dos bovinos, pelos danos diretos e indiretos que pode ocasionar, limitando consideravelmente a produtividade animal e aumentando de forma significativa o custo de produção. De todas as ferramentas disponíveis para o controle do carrapato R. (B.) microplus, um...

Processamento de grãos para alimentação animal

Postado em 31/01/2020 - 9 min de leitura Processamento de grãos para alimentação animal
O processamento de grãos para utilização na alimentação animal é um processo que permite um melhor aproveitamento dos grãos pelo trato digestivo dos animais, melhorando a produção.

Reflexo de flehmen: você sabe o que é isso?

Postado em 03/02/2020 - 3 min de leitura Reflexo de flehmen: você sabe o que é isso?
O reflexo de flehmen refere-se à elevação da cabeça e ondulação do lábio superior de animais, permitindo aos machos identificar as oportunidades de acasalamento por intermédio do seu órgão vomeronasal ou órgão de Jacobson.

Perdas embrionárias em bovinos: principais causas e como evitar - Parte 1

Postado em 17/02/2020 - 8 min de leitura Perdas embrionárias em bovinos: principais causas e como evitar - Parte 1
As perdas embrionárias são definidas como as perdas que ocorrem entre a fertilização até o dia 42 da prenhez, quando a diferenciação e a implantação já ocorreram. As perdas que acontecem após o dia 42 são geralmente denominadas perdas fetais.

Perdas embrionárias em bovinos: principais causas e como evitar - Parte 2

Postado em 18/02/2020 - 9 min de leitura Perdas embrionárias em bovinos: principais causas e como evitar - Parte 2
As perdas embrionárias são definidas como as perdas que ocorrem entre a fertilização até o dia 42 da prenhez, quando a diferenciação e a implantação já ocorreram. As perdas que acontecem após o dia 42 são geralmente denominadas perdas fetais. Causas ambientais e outras.

Prejuízos causados pela falta de manejo sanitário do rebanho

Postado em 02/03/2020 - 3 min de leitura Prejuízos causados pela falta de manejo sanitário do rebanho
Uma das coisas que limitam os resultados de uma fazenda de criação de bovinos, seja de corte ou de leite, além do manejo nutricional, é a incidência de doenças. Por isso mesmo, é essencial que as propriedades adotem um programa de manejo sanitário do rebanho, que inclui medidas como vacinação, exames, tratamentos profiláticos, tratamentos curativos,...

Pneumonia em bezerros: causas, controle e tratamento

Postado em 05/03/2020 - 5 min de leitura Pneumonia em bezerros: causas, controle e tratamento
A pneumonia em bezerros, também chamada de pneumonia enzoótica, é uma doença respiratória causada por inflamação nos pulmões, principalmente nos alvéolos.. É uma doença multifatorial causada por uma variedade de organismos, incluindo vírus, bactérias e micoplasmas. Fatores ambientais também são extremamente cruciais no manejo da doença.

Mionecroses: carbúnculo sintomático e gangrena gasosa

Postado em 10/03/2020 - 2 min de leitura Mionecroses: carbúnculo sintomático e gangrena gasosa
As mionecroses, vulgo manqueira ou mal de ano, acometem animais aparentemente saudáveis. Confira as principais causas e sinais!

Vacinação em bovinos: boas práticas são essenciais para uma melhor eficácia!

Postado em 16/03/2020 - 0 min de leitura Vacinação em bovinos: boas práticas são essenciais para uma melhor eficácia!
Confira os principais processos envolvidos na prática da vacinação, de acordo com informações do Manual de Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos.