Blog EducaPoint

Medidas de prevenção ao Covid-19 na fazenda!

Postado em 14/05/2020 - 0 min de leitura Medidas de prevenção ao Covid-19 na fazenda!
Sabemos que o Coronavírus vem mudando a rotina de muita gente, no mundo todo. Os cuidados com a higiene estão sendo redobrados para que possamos passar por esse período de forma mais segura e tranquila. Confira no infográfico medidas de prevenção!

Anomalias congênitas em bezerros: por que ocorrem?

Postado em 27/04/2020 - 7 min de leitura Anomalias congênitas em bezerros: por que ocorrem?
Anomalias congênitas apresentam distribuição mundial e podem causar aborto ou morte neonatal, gerando perdas reprodutivas importantes. Embora abortos por anomalias congênitas possam ocorrer sob a forma de surtos, a grande maioria dos casos ocorre sob forma esporádica, envolvendo agentes infecciosos ou não. Algumas vezes podem envolver etiologia...

Tristeza parasitária bovina: cuidado com o estresse na desmama!

Postado em 24/04/2020 - 5 min de leitura Tristeza parasitária bovina: cuidado com o estresse na desmama!
O processo de desmama é um dos maiores desafios na criação de bezerras. A desmama é um momento estressante, visto que ocorre a transição entre a dieta líquida para a sólida, que culmina com a diminuição gradual no tamanho e capacidade do estômago verdadeiro (abomaso) e aumento gradual dos pré-estômagos (rúmen, retículo e omaso).

"Sapinho" em bezerros: como evitar este problema?

Postado em 17/03/2020 - 2 min de leitura "Sapinho" em bezerros: como evitar este problema?
O termo "sapinho" é bastante conhecido como referindo-se à infecção pelo fungo Candida albicans na mucosa oral em seres humanos, especialmente crianças e pessoas imunossuprimidas. Porém, também existe o "sapinho" em bovinos, particularmente nos animais jovens. Mas será que é o mesmo "sapinho" dos humanos?

Vacinação em bovinos: boas práticas são essenciais para uma melhor eficácia!

Postado em 16/03/2020 - 0 min de leitura Vacinação em bovinos: boas práticas são essenciais para uma melhor eficácia!
Confira os principais processos envolvidos na prática da vacinação, de acordo com informações do Manual de Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos.

Mionecroses: carbúnculo sintomático e gangrena gasosa

Postado em 10/03/2020 - 2 min de leitura Mionecroses: carbúnculo sintomático e gangrena gasosa
As mionecroses, vulgo manqueira ou mal de ano, acometem animais aparentemente saudáveis. Confira as principais causas e sinais!

Pneumonia em bezerros: causas, controle e tratamento

Postado em 05/03/2020 - 5 min de leitura Pneumonia em bezerros: causas, controle e tratamento
A pneumonia em bezerros, também chamada de pneumonia enzoótica, é uma doença respiratória causada por inflamação nos pulmões, principalmente nos alvéolos.. É uma doença multifatorial causada por uma variedade de organismos, incluindo vírus, bactérias e micoplasmas. Fatores ambientais também são extremamente cruciais no manejo da doença.

Prejuízos causados pela falta de manejo sanitário do rebanho

Postado em 02/03/2020 - 3 min de leitura Prejuízos causados pela falta de manejo sanitário do rebanho
Uma das coisas que limitam os resultados de uma fazenda de criação de bovinos, seja de corte ou de leite, além do manejo nutricional, é a incidência de doenças. Por isso mesmo, é essencial que as propriedades adotem um programa de manejo sanitário do rebanho, que inclui medidas como vacinação, exames, tratamentos profiláticos, tratamentos curativos,...

Perdas embrionárias em bovinos: principais causas e como evitar - Parte 2

Postado em 18/02/2020 - 9 min de leitura Perdas embrionárias em bovinos: principais causas e como evitar - Parte 2
As perdas embrionárias são definidas como as perdas que ocorrem entre a fertilização até o dia 42 da prenhez, quando a diferenciação e a implantação já ocorreram. As perdas que acontecem após o dia 42 são geralmente denominadas perdas fetais. Causas ambientais e outras.

Perdas embrionárias em bovinos: principais causas e como evitar - Parte 1

Postado em 17/02/2020 - 8 min de leitura Perdas embrionárias em bovinos: principais causas e como evitar - Parte 1
As perdas embrionárias são definidas como as perdas que ocorrem entre a fertilização até o dia 42 da prenhez, quando a diferenciação e a implantação já ocorreram. As perdas que acontecem após o dia 42 são geralmente denominadas perdas fetais.