Alimentos concentrados e volumosos: você sabe a diferença?

Postado em: 30/04/2021 | 1 min de leitura Escrito por:
A dieta compõe a maior parte do custo de produção de qualquer fazenda pecuária. Dessa forma, entender bem o manejo alimentar e tomar medidas que possam reduzir os custos da dieta são essenciais para melhorar os resultados da fazenda.
 
Existem dois termos muito usuais dentro da produção pecuária e que talvez não sejam tão claros para todos: alimentos volumosos e alimentos concentrados. Você sabe a diferença?
 
Alimentos volumosos são aqueles fornecidos em grande quantidade ao animal no sentido de volume. Muitas vezes, o animal pode consumir mais concentrado do que volumoso, mas, em termos de volume, o volumoso sempre terá mais. Porém, na literatura, os alimentos volumosos são aqueles que têm mais de 18% de fibra bruta. Os concentrados têm menor quantidade de fibra bruta.
 
 
Os alimentos volumosos também são divididos em seco e úmido. Como exemplo de volumosos secos temos feno, casca e palhas, e de volumosos úmidos, silagem, pastagem e capineiras, entre outros. 
 
Existe uma ideia de que os alimentos volumosos têm baixa concentração de energia, mas nem sempre isso é verdade. A cana-de-açúcar, por exemplo, que é rica em energia.
 
Já os concentrados são divididos em energético e proteico. Os energéticos são aqueles que têm menos de 20% de proteína bruta, como por exemplo, grãos de cereais, enquanto os proteicos têm mais de 20% de proteína bruta, como resíduos de oleaginosas, como farelo de soja.
 
Os alimentos concentrados são necessários para a produção eficiente de ruminantes, mas também são os que mais acrescentam aos custos de produção da propriedade. Por isso, formular o concentrado dentro da propriedade pode ser uma alternativa realmente viável para muitos produtores.
 
Pensando nisso, o EducaPoint acaba de lançar o curso Processamento de ração na propriedade. Nesse curso, o zootecnista, Marco Aurélio Factori, explica tudo o que você precisa saber para formular rações dentro da propriedade.
 
Você pode adquirir o curso individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP