Análise bromatológica dos alimentos: quais as vantagens econômicas?

Postado em: 05/07/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
A análise bromatológica dos alimentos destinados à nutrição animal tem como objetivo avaliar a composição química desses alimentos, bem como suas propriedades físico-químicas, toxicológicas e seu valor alimentício. A análise bromatológica permite, então, conhecer a composição química exata dos alimentos, bem como seu valor nutricional e propriedades físicas. Assim, essa prática é utilizada para atestar o padrão de qualidade dos alimentos e verificar se cumprem os requisitos essenciais para consumo.
 
A composição bromatológica é avaliada por propriedades como aspecto, aroma, sabor, alterações da estrutura microscópica e, ainda percentuais avaliados de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e digestibilidade da FDN (DFDN).

Leia mais: Nutrição de precisão e nutrientes dinâmicos: como usar em vacas leiteiras
 
Vantagens
 
Na prática, as análises bromatológicas permitem uma maior acurácia na formulação da ração animal, já que garante que os valores nutricionais calculados dos produtos sejam os mais próximos possíveis dos analisados. Ao conhecer o valor nutricional dos alimentos de forma precisa, o responsável pela formulação da dieta dos animais pode elaborar produtos mais ajustados às demandas específicas do rebanho.
 
A nutrição de precisão permite que a dieta dos animais seja formulada de acordo com a fase e as particularidades de produção, o que permite maximizar seu desempenho e evitar desperdícios de insumos. Um exemplo disso é o milho, alimento amplamente utilizado na alimentação animal e que pode ter uma grande variação em sua composição.
 
Um outro ponto importante é que as análises bromatológicas permitem que melhores decisões sejam tomadas com relação à matéria-prima, o que pode ajudar muito a reduzir os custos da dieta. Além disso, essas análises permitem que se façam melhores escolhas de fornecedores, além de possibilitar monitorar os processos de fabricação de rações, obtendo-se mais segurança.
 
A análise bromatológica também é importante em situações em que se precisa detectar a origem de problemas encontrados nos alimentos. 
 
A análise bromatológica também pode ser usada para detectar a presença de aditivos na ração, sejam eles prejudiciais à saúde dos animais, ou promotores da saúde.
 
A análise bromatológica também é utilizada para verificar a conformidade do alimento com as especificações legais, além de ser útil para programas de prevenção de patógenos e normas relacionadas às exigências de países importadores. Além disso, a análise bromatológica é importante na detecção de fraudes, presença de adulterantes ou contaminantes, e para a detecção de outras características que podem tornar o consumo desse alimento impróprio.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP