Como manter a propriedade livre da brucelose animal?

Postado em: 01/07/2020 | 1 min de leitura Escrito por:
A brucelose é uma zoonose que continua trazendo riscos eminentes tanto para a saúde animal quanto para a saúde pública. Estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que a brucelose gera perdas da ordem de 20% a 25% na produção de leite e redução do tempo de vida produtiva dos animais, o que exige uma taxa de reposição de cerca de 30% e, consequentemente, gera custos para o produtor.
 
Em 2001, o MAPA criou o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) com o objetivo de promover o controle nos estados que tinham como meta diminuir os números de zoonoses. A proposta era e continua sendo caminhar para a erradicação.
 
As estratégias de atuação dividem-se em medidas obrigatórias e voluntárias. Entre as obrigatórias constam a vacinação contra brucelose e o controle de trânsito, lembrando que a realização de testes nos animais antes da aquisição é uma das medidas mais importantes para se evitar a entrada das doenças no rebanho.
 
Em 2017, o regulamento técnico do PNCEBT  foi revisto pela Instrução Normativa SDA nº 10, de 3/03/2017. Algumas coisas mudaram nessa revisão, como por exemplo, a questão da vacinação. Como é a regulamentação sobre vacinação vigente atualmente?
 
Confira no vídeo abaixo a médica veterinária, Elaine Maria S. Dorneles, explicando como deve ser feita a vacinação para a brucelose:
 


 
Esse vídeo faz parte do curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint, Como manter a propriedade livre da brucelose animal?
 
O curso explica de forma detalhada os principais pontos que precisam ser compreendidos sobre o PNCEBT.
 
O controle da brucelose é essencial para o bom desempenho do rebanho bovino. Por isso, não espere mais para tirar todas as dúvidas que tenha sobre esse importante tema que afeta a sanidade do seu rebanho!  O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 180!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
  
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP