Cadastro Ambiental Rural: o passo a passo para inscrição

Postado em: 30/03/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
Produtor rural, já fez a regularização ambiental de sua propriedade? E você, que está pensando em adquirir um imóvel rural, conhece as exigências previstas no Novo Código Florestal? Em ambos os casos, é fundamental conhecer a legislação que rege os processos de regularização, e o que é preciso fazer para estar em conformidade e usufruir dos benefícios previstos no Novo Código.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, sendo o primeiro passo para o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Criado pela Lei nº 12.651/2012, o CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, e sua inscrição contempla os dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

No vídeo abaixo, o consultor em projetos ambientais, Thiago Roncon, fala sobre a importância da regularização ambienta da propriedade rural, explicando como a inscrição no CAR possibilita o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, além de constituir-se em requisito para uma série de programas, benefícios e autorizações, como programas de apoio, financiamentos, contratação de seguro agrícola, isenção de impostos, entre outros.

Este vídeo faz parte do curso “Cadastro ambiental rural: o passo a passo para inscrição”, disponível no EducaPoint. Acesse agora e veja como regularizar sua propriedade rural.

Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, oferece um amplo portfólio de cursos, ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo. Os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

É uma ferramenta essencial para todos que buscam desenvolver novas habilidades técnicas e gerenciais. As informações e conhecimentos apresentados são de alto nível, e se aplicadas com sabedoria, podem levar os usuários a um novo patamar nos negócios.


Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP