Quando é viável usar o creep-feeding?

Postado em: 30/08/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Uma pergunta muito comum em sistemas de cruzamento industrial é a seguinte: quando se trabalha com animal cruzado é estritamente necessário usar o creep-feeding?

Pesquisas mostram que a diferença de peso à desmama de um animal cruzado que recebe o suplemento no período de amamentação, em relação a fazendas que não utilizam o creep-feeding, é de uma arroba, ou seja, 30 quilos.

Assim, é preciso levar em consideração os custos investidos em infraestrutura para a confecção do creep-feeding, além do custo da ração, para avaliar se o investimento feito na tecnologia traz resultados positivos ou não, com base na realidade de cada produtor.


Estratégias de uso para o Creep-feeding

O creep-feeding também pode ser utilizado para diminuir o tempo de desmama, ou para aumentar do desempenho do animal no período da entressafra.

No caso da desmama precoce, o uso do creep-feeding se mostra interessante nos casos de novilhas, com crescimento ainda incompleto e que devem ser enxertados na próxima estação de monta.

O creep-feeding também pode ser utilizado para aumentar o desempenho do animal no período de entressafra. Quando a oferta de forragem cai e, consequentemente, a produção leiteira diminui, pode-se acrescentar nutrientes na dieta dos animais, desmamando animais mais pesados.

Propriedades que trabalham só com as crias e vendem os animais por quilo, podem obter vantagem com o creep-feeding por agregar valor ao produto. Para isso, é importante verificar qual o consumo de suplemento pelo animal para ganhar um quilo de peso vivo e se o valor de venda trará resultados positivos ao pecuarista.

Assim, a decisão sobre o uso do creep-feeding depende de muitos fatores, variando conforme os objetivos e a realidade de cada propriedade.

Confira no vídeo abaixo o Dr. Andre Valente, Professor da Universidade de Goiás, explicando sobre o uso do creep-feeding:


Essa é uma das aulas do curso-online F1 Nelore/Angus: é viável investir em um animal geneticamente melhor?, do EducaPoint. Neste curso, o Dr. Andre Valente mostra as vantagens do cruzamento entre as raças Nelore e Angus, considerando as características da progênie F1.

Acesse o conteúdo completo e saiba como obter os melhores resultados em cruzamentos industriais! Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP