Dificuldades no parto: você sabe quais são os efeitos disso na sua fazenda?

Postado em: 11/01/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
Na indústria de lácteos, onde a principal fonte de receita é a produção e venda de leite, o parto de bezerros e o manejo de bezerros recém-nascidos são subestimados como áreas de preocupação. Já na indústria de carne, o nascimento de um bezerro representa um investimento significativo de tempo, esforço e dinheiro e é a única produção anual de uma vaca de corte. Se o bezerro morrer, toda a produtividade anual da vaca é perdida.
 
Dessa forma, o planejamento para todos os resultados possíveis é a melhor maneira de se preparar para o parto. O objetivo é ter um período de parto bem definido, com a maioria dos bezerros nascendo sem assistência. As vacas também devem emprenhar novamente o mais cedo possível na estação reprodutiva subsequente.
 
A distocia é definida como um parto difícil ou atrasado em qualquer fase do trabalho de parto. É importante conhecer os aspectos normais do parto para determinar se a vaca/novilha está passando por distocia.
 
Os impactos da distocia em animais leiteiros irão logicamente incluir aumento de mortes e doenças em bezerros, produtividade reduzida nas mães, aumento de doenças nas mães e os impactos econômicos decorrentes do aumento dos custos de tratamento, redução do desempenho dos bezerros e redução da eficiência reprodutiva.
 
Efeitos da distocia
 
Qualquer distocia terá algum impacto sobre o bezerro e a mãe, mas esse impacto geralmente se torna pior quanto mais difícil for o parto. Esses efeitos incluem:
 
- Aumento das perdas por morte de bezerros devido ao aumento de traumas, aumento de doenças ou incapacidade de se adaptar à vida fora da mãe.
 
- Aumento da perda por morte de bezerros e taxas de abate devido a traumas, diminuição da produção ou diminuição da eficiência reprodutiva. As vacas que apresentam distocia apresentam maior estresse e são mais propensas a lesões.
 
- Maior número de dias em aberto (diminuição da fertilidade).
 
- Diminuição da produção de leite (especialmente nos primeiros 30 dias no leite).
 
- Diminuição da gordura do leite.
 
- Maior probabilidade de problemas de parto no futuro.
 
- Perdas econômicas devido a: perdas do bezerro, custos de tratamento, aumento de doenças no rebanho e perda no desempenho reprodutivo. Alguns estudos descobriram que as perdas chegam a US $ 380 em casos de extrema dificuldade de parto.
 
O problema da distocia foi quase ignorado durante muito tempo. Muito poucos produtores de leite incorporam estratégias de reprodução para diminuir a ocorrência de distocia, ou têm protocolos de manejo de parto e de bezerros recém-nascidos que tratam especificamente do problema. Apesar, ou talvez como resultado da desatenção que a indústria de lácteos tem dado à dificuldade de parto, a taxa de distocia em bovinos leiteiros é maior do que em bovinos de corte, de acordo com dados dos EUA.
 
Diante da importância desse tema na produção de bovinos, o EducaPoint lançou o curso Dificuldade de parto e consequências para eficiência reprodutiva. Nessa aula direto ao ponto, com a professora Ricarda Maria, você vai aprender sobre as diferenças de parto eutócico e distócico, quais são as dificuldades de parto e como evitá-los. Além disso, você fica sabendo quais são as consequências de um parto distócico.
 
Confira o vídeo abaixo que contém uma parte da aula:



O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui para assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fontes consultadas:
 
Calving and Calf Care on Dairy Farms (http://csu-cvmbs.colostate.edu/vth/livestock/integrated-livestock-management/Pages/calving-and-calf-care-on-dairy-farms.aspx)
 
Minimising calving difficulties (https://ahdb.org.uk/knowledge-library/minimising-calving-difficulties) 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP