Doma de bovinos: como encurtar a zona de fuga?

Postado em: 08/03/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
O principal objetivo da doma de bovinos é para apresentação dos animais em pista ou leilão. Isso porque trata-se de animais com alto potencial genético, investimento grande e valor agregado.

O uso de práticas antigas de doma, que incluíam manejos aversivos e, muitas vezes, até cruéis, foi substituído por técnicas que consideram o comportamento natural dos animais e sua relação com o meio no qual estão inseridos. Assim, foram desenvolvidos métodos baseados na melhoria da relação homem-animal, e no aprendizado por meio de uma sequência de repetições com recompensas positivas.

Neste processo, o fator crucial é conhecer o comportamento natural dos bovinos, sua zona de fuga, e saber interpretar os sinais por eles emitidos durante o processo de doma. Isso permitirá predizer suas reações, minimizando o estresse e garantindo um manejo mais eficiente e tranquilo.

Asssim, a primeira coisa que precisa ser feita na doma de bovinos é encurtar a zona de fuga para que seja possível chegar perto deles. A ideia aqui é não chegar como se fosse um predador, mas sim, como uma presa. Deve-se começar sempre de longe, pois a principal preocupação nesse caso é a segurança das pessoas que estão trabalhando com o gado.

De longe, o tratador deve começar a jogar a corda no chão, para começar a chamar a atenção do animal. Lembre-se sempre de que o tratador deve iniciar o trabalho com os animais em grupo, de 6 a 10 animais. Assim, os animais mais ariscos ficam misturados com os menos ariscos, o que é bom, pois o gado é um animal que gosta de ficar em grupo e se for colocado sozinho, tende a ficar mais agressivo.



O trabalho com a corda é feito direcionado pelos próprios animais que, através de seu comportamento, mostram se a corda precisa ser mais ou menos agitada. É essencial, portanto, que se faça a leitura do animal, tanto em grupo, como individual. Qual dos animais está mais calmo? Para saber se o animal está mais calmo, observe os seguintes sinais:

- Olhos e orelhas relaxadas;
- Animal não urina nem defeca com frequência (animais urinando e defecando com frequência sinalizam estresse);
- Ruminação, pois isso indica conforto.

Observe conforme o tratador se aproxima se os animais estão parados. Caso eles estejam agitados, rodando em círculos, provavelmente a intensidade da aproximação do tratador está muito alta.

Conforme vai percebendo a reação dos animais, o tratador vai chegando mais perto com a corda:



Lembrando que a aproximação tem que ser gradativa e que o foco não é jogar a corda em cima do gado. O tempo que vai levar para essa aproximação vai depender do animal, podendo levar até alguns dias. Não se deve forçar essa aproximação. Tudo tem que ser feito de forma mais gradativa possível.

Conforme a aproximação vai avançando, pode-se jogar a corda sobre o animal, para avaliar sua reação. Lembrando que a ideia é conquistar o animal lentamente.



Após o animal se mostrar confortável com a corda, deve-se partir para utilizar outros instrumentos de aproximação, como o cotonete e a escova.

Se você quiser saber como fazer o procedimento completo do processo de doma de bovinos, acesse o conteúdo do curso on-line Doma natural de bovinos, do EducaPoint.

Neste curso, o instrutor de cursos da ABCZ, Nilson Dornellas de Oliveira, que já implementou técnicas de doma e manejo racional em diversas fazendas do país, tanto para gado leite como de corte, ensina a interpretar os sinais dos bovinos, como trabalhar a zona de fuga, quais são as técnicas para ganhar a confiança do animal e, desta forma, poder executar um manejo mais tranquilo, seguro e sem estresse. Confira o conteúdo completo!

Para fazer o curso, você precisa ter acesso à plataforma EducaPoint, o que é feito através de uma assinatura. A plataforma oferece mais de 135 cursos diferentes e todos estão incluídos na assinatura. Lembrando que quase toda semana são lançados novos cursos, que são automaticamente incluídos na assinatura. Saiba como assinar.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP