A
integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), estratégia que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, visando uma
produção sustentável, proporciona muitos
benefícios gerados pelos
efeitos sinérgicos dos componentes do sistema.
Para a agricultura, a substituição da atividade por pastagem representa
quebra do ciclo de pragas e doenças e melhorias nas condições físicas, químicas e biológicas do solo. Para a pecuária, a substituição da atividade pela agricultura significa
redução dos custos com adubação de manutenção da pastagem. Além disso, no verão parte da área é ocupada com agricultura, mas no inverno toda a área pode ser utilizada com pecuária.
O
componente florestal, por sua vez, incorpora ao sistema
benefícios ambientais importantes do ponto de vista da sustentabilidade ambiental (ambiência animal e fixação de carbono), da sustentabilidade econômica (poupança verde) e da sustentabilidade social, por promover entradas de recursos distribuídas ao longo do tempo (desbastes e colheita final).
Ainda, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta poderá ser fundamental para
melhorar a imagem do agronegócio brasileiro, ao mesmo tempo em que favorecerá a produção animal e a produção de produtos florestais e agrícolas.
Com tantos benefícios, aumenta o interesse na implantação desse tipo de sistema, mas o início desse processo pode gerar algumas dúvidas. Para auxiliar nisso, o
EducaPoint acaba de lançar o curso on-line
Integração lavoura-pecuária-floresta: bases para implantação do sistema, onde o professor e pesquisador
Dr. Edemar Moro, especialista em sistemas ILPF, ensina as bases para implantação do sistema, desde a primeira etapa do projeto (que não se aplica à propriedade, mas sim ao proprietário), passando pela implantação das culturas, até uma discussão sobre os resultados esperados.
Confira abaixo o convite feito pelo professor:
Assista a este treinamento e entenda como a integração lavoura-pecuária-floresta pode potencializar os resultados do sistema como um todo!