Integração lavoura-pecuária-floresta: bases para implantação do sistema

Postado em: 25/05/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), estratégia que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, visando uma produção sustentável, proporciona muitos benefícios gerados pelos efeitos sinérgicos dos componentes do sistema.

Para a agricultura, a substituição da atividade por pastagem representa quebra do ciclo de pragas e doenças e melhorias nas condições físicas, químicas e biológicas do solo. Para a pecuária, a substituição da atividade pela agricultura significa redução dos custos com adubação de manutenção da pastagem. Além disso, no verão parte da área é ocupada com agricultura, mas no inverno toda a área pode ser utilizada com pecuária.

O componente florestal, por sua vez, incorpora ao sistema benefícios ambientais importantes do ponto de vista da sustentabilidade ambiental (ambiência animal e fixação de carbono), da sustentabilidade econômica (poupança verde) e da sustentabilidade social, por promover entradas de recursos distribuídas ao longo do tempo (desbastes e colheita final).

Ainda, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta poderá ser fundamental para melhorar a imagem do agronegócio brasileiro, ao mesmo tempo em que favorecerá a produção animal e a produção de produtos florestais e agrícolas.

Com tantos benefícios, aumenta o interesse na implantação desse tipo de sistema, mas o início desse processo pode gerar algumas dúvidas. Para auxiliar nisso, o EducaPoint acaba de lançar o curso on-line Integração lavoura-pecuária-floresta: bases para implantação do sistema, onde o professor e pesquisador Dr. Edemar Moro, especialista em sistemas ILPF, ensina as bases para implantação do sistema, desde a primeira etapa do projeto (que não se aplica à propriedade, mas sim ao proprietário), passando pela implantação das culturas, até uma discussão sobre os resultados esperados.

Confira abaixo o convite feito pelo professor:


Assista a este treinamento e entenda como a integração lavoura-pecuária-floresta pode potencializar os resultados do sistema como um todo! 

Para isso, basta assinar o EducaPoint. Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP