Logo EducaPoint
search
  • Início
  • conteúdos
  • Especialistas
  • Para empresas
  • Contato
  • Blog
ENTRAR
ASSINAR

Siga os "4 S's" para o gerenciamento da dor na descorna

  1. Início >
  2. Pecuária Geral >
  3. Siga os "4 S's" para o gerenciamento da dor na descorna
Postado em: 28/04/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
O uso de ferramentas de controle da dor para apoiar bezerros durante a descorna demonstrou reduzir o estresse, promover conforto e, em alguns casos, apoiar o crescimento e ganho de peso dos animais tratados.
 
A descorna é uma das principais áreas de preocupação do consumidor em relação ao tratamento humano percebido do gado. E está bem estabelecido por meio de pesquisas que a descorna é, de fato, um procedimento doloroso.
 
Quando os veterinários e seus clientes das fazendas leiteiras abordam a descorna, eles devem considerar os "4 S" do controle da dor no gado:
 
Suprimir - Faça alterações para que o procedimento doloroso não seja mais necessário. No caso da descorna, a adoção da genética de animais que já nascem sem os chifres tornará a descorna obsoleta.
 
Substituir - Refine a forma como o procedimento é realizado para reduzir a dor. Para a remoção do chifre, use o descolamento em vez da descorna realizando o procedimento em uma idade mais jovem, antes que o botão do chifre se fixe ao osso subjacente. Mudar as técnicas de manejo do bezerro e fornecer contenção adequada também pode reduzir o estresse e a dor.
 
Suavizar - Use analgésicos para reduzir a dor antes do início do procedimento. A administração de um bloqueio do nervo cornual local com lidocaína antes da descorna ajudará a reduzir a dor causada pelo procedimento.
 
Suplementar - faça backup da mitigação da dor inicial com um analgésico de ação mais longa. O meloxicam prescrito por um veterinário administrado no momento da descorna junto com a lidocaína irá minimizar a dor inflamatória crônica causada pelo procedimento por pelo menos 48 horas. Juntos, eles ajudam a controlar diferentes partes do caminho da dor.

=> Quer aprender muito mais sobre temas relacionados a esse? Conheça o curso Bem-estar de bezerros leiteiros: boas práticas com resultados no presente e futuro. Você pode adquiri-lo individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.


 
Tanto a lidocaína quanto o meloxicam só podem ser administrados mediante prescrição de um veterinário. O veterinário que prescreve sempre deve especificar os horários de retirada da carne e do leite para os medicamentos prescritos.
 
O fornecimento de analgésicos na descorna é considerado um padrão de tratamento nas Diretrizes de descorna da American Association of Bovine Practitioners, bem como nas recomendações de descorna do programa National Dairy FARM.
 
Torna-se cada vez mais importante focar no controle da dor de animais de produção, pois é fundamentalmente importante abordar a dor para o benefício do animal, a eficiência da produção e manter a confiança do consumidor.
 
* Baseado no artigo Follow the “4 S’s” for Dehorning Pain Management, de Maureen Hanson.

 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Bem-estar da bezerra leiteira: resultado no presente e futuro

Garanta o sucesso futuro do seu rebanho com boas práticas na criação de bezerros desde o nascimento até a desmama.

Teste grátis

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

ASSINE AGORA
Logo EducaPoint
  • conteúdos
  • Especialistas
  • Para empresas
  • Contato
  • Blog
  • Termos de uso
  • Política de privacidade

Siga também nossas redes sociais:

Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Linkedin Ícone Youtube

Copyright © 2025 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP