Principais medidas de prevenção de perdas de gestação em bovinos

Postado em: 08/11/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
As perdas de gestação configuram um problema importante nos rebanhos bovinos, podendo comprometer a eficiência reprodutiva e a lucratividade do sistema de produção.

Essas perdas acontecem em todos os tipos de rebanho (de leite ou de corte), independente do sistema de produção (rebanhos confinados ou mantidos a pasto) e do manejo reprodutivo (seja monta natural ou inseminação artificial).

Estima-se que entre 20 e 40% das gestações sejam perdidas, sendo que 90% dessas perdas ocorrem na fase embrionária da gestação, e 10% na fase fetal.

Diversos fatores podem ser responsáveis pelas perdas de gestação, entre eles as alterações hormonais, fatores imunológicos, genéticos ou nutricionais, doenças infecciosas, estresse calórico, alta produção de leite, entre outros.

Confira esse artigo relacionado: Aborto, natimorto, mumificação ou maceração fetal?

Medidas de prevenção

Existem algumas medidas de manejo que podem ser tomadas para se prevenir essas perdas. Dentre as medidas de prevenção, podemos destacar:

1) Vacinações contra doenças infecciosas

As vacinações mais importantes para se evitar perdas gestacionais são:

-  Brucelose: dose única (fêmeas entre 3 e 8 meses de idade).

- IBR/BVD:
machos e fêmeas, sendo a primeira dose administrada aproximadamente aos 5 meses + reforço/revacinação anual/preventiva nas fêmeas em reprodução.

- Leptospirose:
machos e fêmeas, sendo a primeira dose administrada aproximadamente aos 5 meses + reforço/revacinação anual/preventiva nas fêmeas em reprodução. Dependendo da região, se a incidência for muito alta, pode-se vacinar a cada 4 meses.

Lembrando que os resultados do controle da leptospirose por vacinação ainda são meio controversos, porque diferentes tipos de Leptospira podem causar essa doença. Assim, o ideal seria identificar qual a bactéria que está infectando o rebanho para identificar qual vacina seria a mais recomendada.

2) Diminuição de fatores estressantes

Uma outra forma muito importante de prevenir as perdas na gestação é garantir o conforto térmico dos animais, visando amenizar os efeitos do estresse calórico.

Isso pode ser feito através de sombreamento, ventiladores, aspersores, nebulizadores.

O estresse calórico é uma das principais causas de subfertilidade em vacas leiteiras. Um levantamento feito em 2010 mostrou que a taxa de concepção no inverno em rebanhos de alta produção varia de 40% a 60% e, no mesmo rebanho, durante o verão, essas taxas podem ficar entre 10% e 20%.

Confira os resultados:



3) Adoção de estratégias de biotécnicas reprodutivas

Isso consiste em adotar a inseminação artificial nos rebanhos somente nos períodos mais frescos do ano e a transferência de embrião em períodos mais quentes do ano.

Isso porque o embrião transferido já é mais resistente aos efeitos deletérios das altas temperaturas, de forma que têm mais chances de sobreviver. Essa estratégia é chamada de “embrioterapia” de verão.

Outras medidas de prevenção e controle

- Escolha do sêmen: facilidade de parto, principalmente para novilhas. Muitas perdas no final da gestação ocorrem por dificuldades no parto.

- Evitar consanguinidade: troca de macho a cada 4 anos.

- Fazer exames andrológicos periódicos rotineiramente e exames para doenças reprodutivas (para evitar que o touro passe doenças para as fêmeas).

- Cuidados com os animais que entram no rebanho, para evitar a entrada de doenças.

- Dietas balanceadas e controle do escore de condição corporal (ECC) no periparto (redução do período de balanço energético negativo).

- Cuidados com o armazenamento dos alimentos, que podem ser fonte de contaminação do rebanho, tanto por meio de toxinas como por ração contaminada com Leptospira.

- Água à vontade e de boa qualidade.

Quais as medidas de prevenção de perdas gestacionais citadas acima que você adota em sua fazenda? Está difícil controlar as perdas de gestação? Caso queira se aprofundar mais no assunto, confira o conteúdo completo do curso on-line Perdas de gestação em bovinos: por que ocorrem e como evitar?, do EducaPoint.

Aproveite também que agora é possível assistir às aulas mesmo sem acesso à internet, através do aplicativo do EducaPoint. Basta ser assinante e fazer o download das aulas!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP