Perdas de gestação em bovinos: por que ocorrem e como evitar?

Postado em: 08/01/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
As perdas de gestação configuram um problema importante nos rebanhos bovinos, podendo comprometer a eficiência reprodutiva e a lucratividade do sistema de produção.

Essas perdas acontecem em todos os tipos de rebanho (de leite ou de corte), independente do sistema de produção (rebanhos confinados ou mantidos a pasto) e do manejo reprodutivo (seja monta natural ou inseminação artificial).

Estima-se que entre 20 e 40% das gestações sejam perdidas, sendo que 90% dessas perdas ocorrem na fase embrionária da gestação, e 10% na fase fetal.

Diversos fatores podem ser responsáveis pelas perdas de gestação, entre eles as alterações hormonais, fatores imunológicos, genéticos ou nutricionais, doenças infecciosas, estresse calórico, alta produção de leite, entre outros.

Com o intuito de entender mais sobre essas perdas, bem como ensinar como minimiza-las, é que o EducaPoint acaba de lançar o curso online “Perdas de gestação em bovinos: por que ocorrem e como evitar?”.

Assista agora gratuitamente, a primeira aula deste treinamento que aborda como acontece o desenvolvimento gestacional de bovinos:



Nesse curso, a Drª Telma Martins (doutora em ciência animal) explica todo o processo de desenvolvimento da gestação de bovinos, quais são os períodos mais críticos da gestação, as principais causas de mortalidade embrionária e fetal, quando acontecem essas perdas e o que podemos fazer para minimiza-las.

Confira o convite da instrutora:


Ela também destaca as medidas de controle e prevenção, bem como estratégias de manejo que podem ser empregadas nos sistemas de produção. Participe do curso completo e saiba como evitar perdas de gestação em seu rebanho! Para isso, basta ser assinante do EducaPoint!

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP